A Renault anunciou que atualizou o Symbioz, modelo lançado em 2024, com um novo motor full hybrid E-Tech de 1,8 litros e 160 cv e uma caixa de velocidade melhorada que permite oferecer mais potência e menor consumo de combustível.

O novo motor de 1,8 litros de 4 cilindros, que substitui o anterior de 1,6 litros desenvolve 109 cv, face aos anteriores 94 cv, e 170 Nm de binário máximo, mais 21 Nm, que está disponível às 2.000 rpm, para um melhor desempenho e resposta, especialmente durante a aceleração, mas também ao conduzir a alta velocidade em estradas rápidas.

O motor a combustão combina com dois motores elétricos, um com 50 cv e 205 Nm de binário para acionar as rodas motrizes dianteiras e carregar a bateria durante a travagem e desaceleração, e outro HSG (High-Voltage Starter Generator) de 20 cv para as mudanças de velocidade.

Ambos os motores são alimentados por uma nova bateria refrigerada a ar de 1,4 kWh, que substitui a anterior de 1,2 kWh. A Renault revelou que a capacidade útil aumentou cerca de 20% para uma maior autonomia no modo elétrico.

Para além disso a marca francesa lembra que o Symbioz l arranca no modo totalmente elétrico e pode ser conduzido nesse modo até 80% do tempo em que está dentro das cidades e ao seu redor, o que proporciona uma economia de combustível até 40% em comparação com um motor de combustão interna convencional.

O sistema de transmissão consiste numa caixa de velocidades inteligente multimodo sem embraiagem, que foi otimizada para proporcionar passagem de caixa rápidas e precisas, com perda mínima de potência. Para além disso é também mais simples do ponto de vista mecânico, o que garante maior fiabilidade. O sistema de embraiagem por dentes substitui tanto a roda dentada como o anel sincronizador numa configuração sem embraiagem que é altamente eficiente graças à redução do atrito entre componentes.

A nova motorização do Symbioz anuncia uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos, um consumo combinado de combustível de 4,4 litros/100 km ciclo WLTP.

O novo motor híbrido, não é a única novidade do Symbioz, já que a Renault ampliou a gama do SUV compacto, que passa a partir de agora a estar disponível em três níveis de equipamento: Evolution e Techno, que se juntam ao já conhecido Esprit Alpine.

A Renault anunciou que o Symbioz Full Hybrid 160 e Mild Hybrid 140 já estão disponíveis em Portugal, com preços que começa nos €29.300

Todos os preços do Renault Symbioz:

Modelo – Versão – Preço

Mild Hybrid 140 – Evolution – 29.300

Mild Hybrid 140 – Techno – €31.300

Full Hybrid E-Tech 160 – Esprit Alpine – €37.800