Líder histórica na conceção de furgões e pioneira nos Veículos Comerciais Ligeiros (VCL) elétricos, a Renault deu mais um passo para reforçar a sua liderança no mercado, ao apresentar uma nova geração de comerciais ligeiros 100% elétricos, concebidos e desenhados a pensar nas exigências profissionais atuais.

Pioneira dos veículos utilitários 100% elétricos, com o Kangoo, há 15 anos, a Renault sempre manteve uma abordagem inovadora e orientada para o negócio na sua gama dedicada aos profissionais.

Destra vez a marca francesa dá mais um passo em frente com o Trafic, o Goelette e o Estafette, os primeiros modelos Renault desenvolvidos com a arquitetura SDV (Software Defined Vehicle), pela Ampere, e que estão disponíveis com a tecnologia de 800V, carregando a bateria de 15 a 80% em menos de 20 minutos, para uma autonomia de até 450 km WLTP.

Os três modelos que o AutoGear foi conhecer a Paris, são construídos sobre uma nova plataforma, tipo “skate”, totalmente elétrica, concebida para otimizar a capacidade de carga em relação ao espaço ocupado, com um vão dianteiro mínimo e o grupo propulsor montado na traseira. Esta solução permite um diâmetro de viragem tão pequeno como o de um Clio (10,3 metros). Para além de se tratar de veículos de zero emissões, os novos comerciais ligeiros da Renault, prometem uma fácil utilização urbana, tendo em conta as suas dimensões compactas e a agilidade.

Para uma maior flexibilidade de utilização, o Trafic, o Goelette e o Estafette E-Tech são fornecidos com duas soluções de baterias: Para uma utilização em zonas urbanas, a Renault propõem uma bateria de 60 kW de fosfato de ferro e lítio (LFP), que requer menos terras raras, e que promete uma autonomia de cerca de 350 km WLTP (no Trafic).

Já para os condutores que fazem muitos quilómetros, a bateria de 81 kWh, com tecnologia níquel-manganês-cobalto (NMC), oferece uma maior densidade de energia, para uma autonomia máxima: cerca de 450 km WLTP (Trafic).

Além disso, os dois tipos de bateria alimentam um novo motor elétrico com 150 kW e 345 Nm, produzido na Europa, e que segundo a Renault, distingue-se pelo seu elevado rendimento: 95% da energia elétrica é transformada em energia mecânica.

Hiper conectados e abertos, os Trafic, Goelette e Estafette são os primeiros veículos Renault a beneficiar de uma arquitetura SDV centralizada, evolutiva e flexível. Desta forma, serão objeto de atualizações automáticas, para assegurar uma longa vida útil. Alem disso os três modelos, beneficiam, igualmente, os ecossistemas dos profissionais que os utilizam, integrando a sua interface digital no coração do veículo, graças à modularidade do software da arquitetura SDV.

Apoiados na tecnologia SDV, Trafic, Estafette e Goelette apresentam também um sistema multimédia openR de nova geração, equipado com um ecrã de 12’’ e otimizado para os veículos comerciais ligeiros.

Dotado do maior ecrã da gama, este sistema oferece uma navegação especialmente concebida para os veículos comerciais ligeiros tendo em conta as suas dimensões, carga, etc…, para evitar percursos inadequados.

Desta forma, o planeador de percursos elétricos fornece os melhores itinerários, sugerindo paragens de recarga otimizadas, graças a uma maior precisão na análise do consumo. Para além disso, os serviços Google Automotive, incluindo o Google Assistant e o Google Play, também estarão disponíveis.

Em matéria de segurança, o Trafic, o Estafette e o Goelette dispõem do serviço de bordo Safety Coach, que beneficia de vários sensores do veículo e da inteligência artificial, para avaliar os riscos enfrentados pelo condutor, tendo em conta: a velocidade do veículo, as distâncias de segurança, a gestão das trajetórias e das mudanças de faixa e a vigilância.

Com base nos dados recolhidos, o sistema fornece ao condutor uma pontuação de 100 (pontuação de segurança) no final da viagem, com conselhos, em função dos resultados.

Por seu lado o Monitor de Segurança, por sua vez, apresentará informações em tempo real sobre o comportamento de condução diretamente no painel de instrumentos, mantendo o condutor permanentemente informado.

Com esta trilogia de veículos comerciais ligeiros a Renault coloca-se na vanguarda da tecnologia. “Concebidos em torno de software, beneficiam de atualizações de software e hardware, ao longo do seu ciclo de vida, para apoiar os profissionais e as autoridades locais na sua transição energética, da forma mais eficaz possível, oferecendo-lhes uma grande variedade de soluções eco-responsáveis. Graças ao seu formato compacto, à ergonomia otimizada e à eficiência energética, adaptam-se perfeitamente aos condicionalismos urbanos mais difíceis, reduzindo simultaneamente os custos de utilização”, disse Alessandro de Rinaldis, responsável de Produto e Receitas do Renault Trafic, Estafette e Goelette.

A Renault anunciou ainda que os três novos modelos vão ser todos produzidos em França, na fábrica do Grupo Renault, em Sandouville.