
A fábrica da Dacia de Mioveni, é berço histórico da marca, tendo sido inaugurada em agosto de 1968, com o lançamento do modelo Dacia 1100 sob a licença Renault R8.
A conhecida unidade de produção da marca romena, produziu esta terça-feira, o veículo 8 milhões, um Bigster Journey híbrido 155 na cor Azul Índigo.
Durante as três primeiras décadas de existência da fábrica de Mioveni, a produção foi dominada pela família de modelos desenvolvidos sob a licença Renault 12. Os modelos Dacia 1300/1310 e seus derivados (1310 Sport, 1320, 1325, Pick-Up) foram fabricados entre 1969 e 2006, com uma produção de quase 2,3 milhões de unidades, das quais 319.000 eram veículos comerciais.
Em 1995, uma nova geração de modelos, inteiramente projetados na Roménia, foi lançada sob o nome Dacia Nova. Com base neste modelo, a Dacia desenvolveu posteriormente o SupeRNova (no outono de 2000) e o Solenza (na primavera de 2003).
A aquisição da fábrica de Mioveni pelo Grupo Renault em 1999 abriu um novo capítulo na história da marca romena, que, com o lançamento do modelo Logan em 2004, se tornou uma fabricante com presença internacional.
Nos 57 anos desde a produção do primeiro veículo Dacia, seis gerações de modelos saíram da linha de montagem da fábrica de Mioveni. O recorde de produção pertence ao modelo Duster. Lançado em 2010 e já com três gerações, mais de 2,6 milhões de unidades foram produzidas na fábrica de Mioveni.
O mais recente modelo a entrar em produção na fábrica da Dacia, foi o novo Bigster, o primeiro C-SUV da marca. Antes mesmo do início das entregas, a Bigster já recebeu mais de 13.000 reservas em toda a Europa.
Recorde-se que a Dacia está presente em 44 países em quatro continentes, com a Europa Ocidental representando mais de 70% de suas vendas totais da marca.