
Pouco mais de uma semana após a morte do Papa Francisco, sabe-se agora que o realizador norte-americano Martin Scorsese irá produzir um documentário sobre o Santo Padre. A longa-metragem 'Aldeas – A New Story' mergulha na história da Scholas Occurrentes, uma organização internacional, sem fins lucrativos, de Direito Pontifício, criada pelo Sumo Pontífice, em 2013.
Segundo a Associated Press (AP), a longa-metragem conta com várias conversas entre o Papa Francisco e Martin Scorsese, de 82 anos. Esta é apontada como a última entrevista mais aprofundada que o Santo Padre deu antes de falecer.
O anúncio foi feito, esta quarta-feira, pela Aldeas Scholas Film e Sikelia Productions, de Martin Scorsese, que descrevem a longa-metragem como "um testemunho da crença duradoura de que a criatividade não é apenas um meio de expressão, mas um caminho para a esperança e a transformação."
O filme irá focar-se nos bastidores das curtas-metragens produzidas através do programa 'Aldeas'. Antes de falecer, o Papa Francisco descreveu a iniciativa como "um projeto extremamente poético e muito construtivo", que aborda "as raízes do que é a vida humana, a sociabilidade humana, os conflitos humanos... a essência da jornada de uma vida".
"Para o Papa Francisco, era importante que as pessoas de todo o mundo trocassem ideias com respeito, preservando ao mesmo tempo a sua identidade cultural, e o cinema é o melhor meio para o fazer”, afirmou o realizador Martin Scorsese.
A data de lançamento da longa-metragem ainda não foi divulgada.