O Presidente russo anunciou hoje a construção de seis novos submarinos nucleares até 2030 na região de Arkhangelsk, no norte da parte europeia da Rússia.

"Só aqui, no estaleiro de Sevmash [na região de Arkhangelsk] está prevista a construção de seis novos submarinos nucleares até 2030", anunciou Vladimir Putin, durante a cerimónia de hasteamento da bandeira do submarino "Kniaz Pozharski" na localidade de Severodvinsk, citado pela agência de notícias russa TASS.

Putin indicou que nos últimos seis anos foram construídos cinco submarinos da classe Borei-A e cinco da classe Yasen-M, dois tipos de submarinos nucleares da frota da Marinha russa.

"É importante continuar a produção em série dos submarinos Yasen-M", acrescentou.

Vladimir Putin considerou a construção de submarinos nucleares estratégicos uma das prioridades de Moscovo, argumentando tratar-se de "um dos componentes mais importantes da tríade nuclear e que permite à Rússia manter o equilíbrio de poder no mundo".

O Presidente destacou ainda que atualmente estão em construção mais de 70 navios nos estaleiros russos que vão integrar a Marinha russa, em processo de modernização.

Em concreto, o governante avançou que está prevista a construção de pelo menos nove submarinos convencionais equipados com mísseis de cruzeiro Kalibr, como o Kronshtadt, ligado ao projeto 677 Lada, e que a Marinha russa colocou ao serviço no ano passado.