Até às 16 horas e 15 minutos deste domingo, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) contabilizou 95 ocorrências. Para os vários locais foram mobilizados 2326 operacionais, 677 meios terrestres e 24 meios aéreos.
Classificadas como “ocorrências significativas”, a Proteção Civil tem sob análise os incêndios em Fafe, que mobilizaram 148 operacionais, 48 meios terrestres e 1 meio aéreo. Ao Expresso, pelas 15 horas, o comandante dos bombeiros de Fafe, Paulo Ferreira, referiu que os mesmos estariam controlados e sem perigo para a população. Quanto ao bombeiro que ficou ferido durante o combate, Paulo Ferreira esclareceu que o mesmo se encontrava bem e que não houve necessidade de auxílio médico.
Estão ainda em análise o incêndio em Pessegueiro do Vouga, com 100 operacionais no terreno, auxiliados por 33 meios terrestres; o incêndio em Caia (Aveiro), com 96 operacionais, 27 meios terrestres e 3 meios aéreos e o incêndio em Requião (Vila Nova de Famalicão) para o qual foram enviados 60 operacionais e 18 meios terrestres.
O Governo declarou situação de alerta para todo o território continental a partir das 13h da tarde deste domingo até às 23h59 da próxima terça-feira, devido ao agravamento do risco dos incêndios rurais.
Proteção Civil contabilizou mais de 95 ocorrências relacionadas com fogos
Em todo o território continental estão 2326 operacionais, 677 meios terrestres e 24 meios aéreos a tentar combater os vários incêndios em curso