Num comunicado, a Polícia Federal brasileira anunciou que realiza a Operação Tedesco para reprimir e desarticular uma organização criminosa especializada em enviar drogas para o exterior a partir do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

A investigação foi iniciada a partir de comunicação do Consulado Geral da República Federal da Alemanha, que informou sobre a apreensão de 45,4 quilos de cocaína no Aeroporto de Frankfurt, em fevereiro passado.

Mais de 100 agentes da Polícia Federal estão nas ruas para cumprir 11 mandados de prisão e 25 mandados de busca e apreensão, em endereços situados em São Paulo e Ceará. 

Além disso, a autoridade policial informou que na operação desta quarta-feira houve o bloqueio de seis imóveis e o congelamento de 22 contas bancárias até ao valor de 17 milhões de reais (2,6 milhões de euros).

Num outro comunicado, a Polícia Federal brasileira relatou que deteve, em ações distintas na última terça-feira, quatro brasileiros que tentavam embarcar com droga para França, Portugal e Espanha, também no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

As detenções feitas por agentes de segurança foram realizadas com o auxílio de cães farejadores, aparelhos de raio-x e scanner corporal, que apreenderam quase 15 quilos de cocaína que estavam a ser transportados por três mulheres e um homem, todos brasileiros.

A droga apreendida estava oculta dentro de tecidos acolchoados, livros, fundos falsos forjados em mala e dentro de volumes afixados ao corpo.

CYR // VM

Lusa/Fim