Quase todos os concelhos no interior norte e centro e sete concelhos no distrito de Faro estão esta segunda-feira em perigo máximo de incêndio rural, dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No norte e centro de Portugal continental, estão em risco máximo de incêndio todos os concelhos dos distritos de Bragança e Guarda, a maioria dos concelhos de Castelo Branco e ainda em Coimbra, Santarém e Portalegre.

No distrito de Faro, os concelhos de Lagos, Portimão, Monchique, Silves, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira estão sob risco máximo de incêndio.

Em todo o território continental, só o concelho de Esposende (Braga) não apresenta risco de incêndio.

SIC Notícias

De acordo com os cálculos do IPMA, o perigo de incêndio rural vai manter-se elevado nos próximos dias nestas mesmas regiões do interior norte e centro e no Algarve.

Este perigo, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O tempo para esta segunda-feira

Para hoje, o IPMA prevê céu geralmente limpo ou pouco nublado em todo o continente, vento mais intenso na faixa costeira e nas terras altas, em especial durante a tarde.

Com exceção de Lisboa, Leiria e Aveiro, Portugal continental está sob aviso amarelo. Nos arquipélagos, também está sob aviso amarelo a maioria do território das ilhas da Madeira e Porto Santo.