Trinta e dois anos depois a fábrica da Opel de Eisenach continua a ser a unidade de produção da marca germânica que tem produzido os modelos da marca de maior volume desde 1992, e agora, é a vez de assinalar os 25 anos da produção do milionésimo modelo da marca de Rüsselsheim.

Foi a 10 de novembro de 1999, que a fábrica de Eisenach viu sair da linha de montagem um Corsa B +reto com o nível de acabamento “Edition 100”, que foi o milionésimo modelo da Opel produzido naquela unidade de produção.

Após a queda do Muro de Berlim, os responsáveis da Opel na altura reconheceram rapidamente o potencial oferecido pela tradicional localização automóvel de Eisenach. Logo em março de 1990, a marca germânica fundou a Opel-AWE-Planungs-GmbH juntamente com a Automobilwerk Eisenach (AWE), promovendo assim o desenvolvimento económico na Turíngia.

Mia tarde, a 5 de outubro de 1990, o primeiro Opel Vectra saiu da linha de produção numa fábrica da AWE. Já em fevereiro de 1991, é lançada a primeira pedra para a nova fábrica em Eisenach, que após um período de construção de 19 meses e um investimento total de cerca de mil milhões de marcos alemães, dava início à produção do Opel Astra em setembro de 1992. Cerca de um ano mais tarde, a 3 de junho de 1993, era a vez do primeiro Opel Corsa “made in Germany” sair da linha de produção.

A partir de então, a produção da Opel em Eisenach registou um grande crescimento. Devido à elevada procura, a produção na primeira metade da década de 1990 foi, por vezes, centrada exclusivamente no automóvel pequeno best-seller. O Corsa tornou-se tão popular entre os clientes que apenas nove anos após o início da produção automóvel no local e apenas seis anos após o primeiro Corsa de Eisenach, o milionésimo Opel ali produzido saía da linha de produção.

A 10 de novembro de 1999, exatamente 10 anos depois da queda do Muro de Berlim, um Corsa ‘Edition’ preto de 65 cv saiu da montagem final na Turíngia para o seu comprador em Regensburg, na Baviera.

Ao longo das décadas à fábrica de Eisenach tem-se desenvolvido e recentemente esteve no centro das atenções, com a estreia mundial do novo Grandland. O novo SUV eletrificado foi recentemente produzido na cidade de Wartburg, tornando-o um verdadeiro “Eisenacher”.

Para preparar a fábrica de Eisenach para a produção de modelos eletrificados, a empresa investiu €130 milhões e transformou-o numa verdadeira “fábrica eletrificada” em várias áreas. Por exemplo, foram efetuadas alterações significativas no processo de produção, com modificações na secção de carroçarias e na montagem final.

Além disso, todos os sistemas de transporte foram adaptados e reforçados, a produção da carroçaria foi totalmente automatizada e foram instalados muitos sistemas de câmaras de última geração nas várias áreas para uma inspeção detalhada. Foi também criada uma nova fábrica de baterias destinadas ao Grandland 100% elétrico.