O Sporting oficializou esta segunda-feira a contratação do avançado Luis Suárez, ex-Almería. O colombiano, de 27 anos, assina contrato até 2030 e fica com uma cláusula de 80 milhões de euros (ME).

A SAD leonina paga 22,1 ME - o valor fixo mais elevado de sempre investido pelo clube num futebolista - mais 5,2 ME por objetivos. O Almería fica com o direito a receber o montante correspondente a 10% de uma futura transferência.

Luis Suárez chega ao Sporting depois de uma temporada de destaque, em que marcou 31 golos e distribuiu oito assistências.

“Atingi o ponto mais alto da minha carreira. Estou com muita vontade de dar uma resposta positiva aos dirigentes que confiaram em mim e aos adeptos que me receberam tão bem (…) Cheguei com vontade de ‘devorar o mundo’”, afirma Suárez ao site oficial do Sporting.

Supertaça? “Seria muito bonito jogar”

O avançado, que vai vestir a camisola 97, em homenagem ao ano de nascimento, já tem os olhos na Supertaça, que será disputada por Sporting e Benfica na próxima quinta-feira.

"Tenho trabalhado para estar à disposição do treinador. Seria muito bonito jogar e somar minutos, mas mesmo se não jogar o mais importante é que o Sporting CP vença sempre", diz Suárez.

Luis Suárez, natural de Santa Marta, na Colômbia, deu os primeiros pontapés no Itagüí e depois jogou em vários clubes e campeonatos ao longo da carreira, como Watford (Inglaterra), Marselha (França), Valladolid, Real Zaragoza e Granada (Espanha). O último emblema da carreira foi o Almería, onde estava desde a época 2022/23.

Marcou 31 golos na última temporada

O colombiano chega para ocupar o lugar deixado por Viktor Gyökeres, que marcou 97 golos em apenas 101 jogos pelo Sporting. A fasquia é elevada, mas o registo de Suárez na última época impressiona: foram 31 golos e oito assistências pelo Almería.

O mais novo reforço, que tem um leão tatuado no braço, considera-se “um avançado forte, ágil, sempre de olhos postos na baliza". que “dá tudo para ajudar os companheiros não apenas no ataque, mas também em trabalho defensivo”.