
Num curto comunicado, publicado esta terça-feira no site do Futebol Clube do Porto (FCP) confirma-se o que desde o fim de semana é notícia: Martín Anselmi está de saída do Dragão.
“A FC Porto - Futebol, SAD informa que iniciou negociações com o treinador Martín Anselmi para a cessação do contrato de trabalho desportivo que vigorava desde janeiro de 2025”, lê-se no comunicado.
Semelhante é o comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), no qual o FCP informa o mercado mas também “os seus Associados, Adeptos e Simpatizantes, bem como o público em geral”, de que foi dado o tiro de partida para a saída do técnico argentino.
Nem meio ano depois, Anselmi está de saída
Chegou ao Dragão no início do ano, para substituir o despedido Vítor Bruno, mas nunca se conseguiu afirmar, concluindo a época com um saldo negativo de 10 vitórias, seis empates e cinco derrotas em 21 jogos nas diferentes competições.
O treinador argentino de 39 anos contou no FC Porto com Luis Pastur e Facundo Oreja como adjuntos, Diego Bottaioli como preparador físico e Dário Herrera e Diogo Almeida como treinadores de guarda-redes.
Martín Anselmi foi contratado pela direção de André Villas-Boas como um treinador praticamente desconhecido na Europa, onde chegou proveniente dos mexicanos do Cruz Azul, clube com o qual rescindiu de forma litigiosa, com os 'dragões' a pagarem depois 3,1 milhões de euros para colocarem fim ao diferendo.
No currículo, o treinador apresentava uma Supertaça sul-americana, uma Taça sul-americana, segunda competição de clubes da América do Sul, uma Taça e uma Supertaça do Equador, troféus que conquistou entre 2022 e 2023 no Independiente del Valle.
No Cruz Azul, que assumiu em janeiro de 2024, Anselmi teve um desempenho mediano, apesar de ter estado na final do Torneio Clausura, ao ter metade das vitórias (23) nos 46 jogos que a equipa disputou.
Na I Liga, o FC Porto terminou em terceiro lugar, já depois de ter sido eliminado, ainda com Vítor Bruno, da Taça de Portugal e da Taça da Liga, enquanto na Liga Europa a equipa 'caiu' no play-off de acesso aos 'oitavos', diante da Roma, já com Anselmi ao comando.
Após a conclusão da I Liga, o FC Porto, juntamente com Benfica, competiu no Mundial de clubes, prova em que os 'dragões' foram afastados ainda na fase de grupos.
A equipa, com desempenho aquém das ambições e expectativas, não venceu um único jogo e saiu como a pior das 12 equipas europeias em prova.
Os empates com os brasileiros do Palmeiras (0-0) e os egípcios do Al Ahly (4-4), juntamente com a derrota diante dos norte-americanos do Inter Miami (2-1), deixaram o FC Porto em terceiro, com dois pontos, e fora dos lugares de apuramento para os oitavos de final.
De acordo com a comunicação social portuguesa, o italiano Francesco Farioli, de 36 anos, que na época passada orientou os neerlandeses do Ajax, deverá ser o novo técnico dos 'azuis e brancos'.