Ozzy Osbourne, vocalista dos Black Sabbath, morreu esta terça-feira aos 76 anos, semanas após o seu concerto de despedida.

Segundo o comunicado da família, citado pela Sky News, o astro do heavy metal morreu "cercado de amor" após a luta contra a doença de Parkinson.

"É com uma tristeza que as palavras não conseguem descrever que informamos que o nosso querido Ozzy Osbourne faleceu esta manhã. Estava junto da sua família, rodeado de amor. Pedimos a todos que respeitem a privacidade da nossa família neste momento difícil."

Conhecido como "Príncipe das Trevas", John Michael 'Ozzy' Osbourne, natural da cidade britânica de Birmingham, destacou-se como o icónico vocalista dos Black Sabbath, tornando-se num dos pilares do heavy metal nas décadas de 70 e 80.


Despedida dos palcos foi há menos de um mês

No passado dia 5 de julho, Ozzy Osbourne e os membros da formação original dos Black Sabbath foram a atração principal do festival solidário "Back to the Beginning", realizado no Villa Park, em Birmingham.

O espetáculo, especialmente marcante por reunir, pela primeira vez em duas décadas, Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward em palco marcou a despedida dos Black Sabbath.

O 'Príncipe das Trevas'

Conhecido mundialmente como o "Príncipe das Trevas" e o "Padrinho do Heavy Metal", Ozzy alcançou fama ao dar voz a clássicos como Paranoid, War Pigs e Sabbath Bloody Sabbath, antes de seguir uma carreira a solo que, no total, lhe valeu mais de 100 milhões de discos vendidos em todo o mundo.

A sua imagem excêntrica e rebelde ficou marcada por atuações teatrais, letras sombrias — abordando temas como depressão, guerra e apocalipse — e por episódios lendários, como aquele em 1982 em que mordeu a cabeça de um morcego em palco, pensando tratar-se de um brinquedo.

A passagem por Portugal

Em Portugal, a última atuação de Ozzy Osbourne teve lugar a 2 de julho de 2018, na Altice Arena (antiga MEO Arena), em Lisboa. O concerto integrou a sua digressão mundial de despedida, celebrando cinco décadas de carreira, tanto a solo como enquanto vocalista dos Black Sabbath.

Um dos momentos mais marcantes para os fãs portugueses aconteceu em 2002, com a realização da única edição nacional do Ozzfest. O festival decorreu no Estádio do Restelo, em Lisboa, e contou com a participação dos Black Sabbath, reunindo algumas das maiores bandas de metal da altura.

Curiosamente, a primeira tentativa de trazer os Black Sabbath a Portugal remonta a 1973. A banda tinha concertos agendados para os dias 27 e 28 de abril, no Pavilhão Dramático de Cascais, mas os espetáculos acabaram por ser cancelados.

Já a digressão final dos Black Sabbath, intitulada The End, decorreu entre 2016 e 2017, mas Portugal não fez parte da lista de países visitados nessa última tour da banda.