
Dois grupos de moradores do concelho do Funchal entregaram esta quarta-feira, 23 de Julho, abaixo-assinados na Câmara Municipal do Funchal, exigindo da autarquia a resolução de problemas que consideram estar a comprometer a qualidade de vida nas suas localidades.
A iniciativa contou com a presença de representantes da CDU, entre os quais Ricardo Lume, cabeça-de-lista da candidatura da CDU à CMF nas próximas Eleições Autárquicas.
Em nota emitida, a CDU explica que um dos grupos é composto por residentes do Bairro das Romeiras, que reclamam o início de obras de requalificação no bairro. Segundo os moradores, as intervenções foram prometidas há vários anos, mas continuam por concretizar, situação que, alegam, tem contribuído para a degradação dos edifícios e afectado a vida dos residentes.
O segundo grupo, da zona da Levada do Pico do Cardo de Dentro, reivindica a ligação à rede pública de esgotos. De acordo com os signatários do abaixo-assinado, ainda existem escoamentos a céu aberto na área, o que consideram ser um problema de saúde pública.
Durante a entrega dos abaixo-assinados, Ricardo Lume criticou a actuação do executivo camarário, liderado pela coligação PSD/CDS, acusando-o de "falta de resposta" e de "negligência" face às suas responsabilidades. "PSD e CDS gerem a Câmara como se fosse um departamento do Governo Regional, de costas voltadas para a população", acusou.
O candidato defendeu que os impostos e contribuições pagos pelos munícipes devem ser usados para garantir serviços públicos essenciais. "Não é aceitável que o executivo da CMF falhe nas suas obrigações, quando é o primeiro a exigir que os munícipes cumpram com as suas", disse.
Se os moradores do Bairro das Romeiras pagam as suas rendas, a autarquia tem o dever de garantir as obras prometidas. Se os moradores da Levada do Pico do Cardo de Dentro pagam IMI, taxas de saneamento e outras contribuições, então é obrigação da CMF assegurar a ligação à rede de esgotos. Ricardo Lume
“Não podemos continuar a ter um executivo camarário que se demite das suas funções e que se comporta como um mero braço do Governo Regional. A CDU continuará a dar voz às justas reivindicações da população", prometeu o candidato.