A Mazda revelou a nova geração do CX-5, um SUV que já vendeu mais de 4,5 milhões de unidades desde o seu lançamento em 2012.

A terceira geração do CX-5 mantém o icónico formato do seu antecessor, ao mesmo tempo que evolui a linguagem de design Kodo – Alma do Movimento da Mazda e integra as mais recentes tecnologias Skyactiv, estreadas em 2012, com o original CX-5.

No entanto, a nova geração do CX-5 é mais uma evolução do que uma revolução, face ao seu antecessor, já que o renovado SUV apresenta uma dianteira, facilmente reconhecível, marcada pela grelha Signature Wing, que é ladeada por faróis angulares, a que se junta um para-choques mais desportivo com generosas entradas de ar.

De perfil destaque para as portas traseiras mais largas que facilitam a entrada e saída dos passageiros do banco traseiro, bem como para as jantes de 19’’ em preto brilhante. Por seu lado, a traseira revela uma mistura de curvas suaves e superfícies fluidas, com farolins finos na horizontal, separados pela inscrição “MAZDA”, que assume o lugar do tradicional emblema da marca nipónica.

Além de ostentar um design mais moderno e sofisticado, a terceira geração do CX-5 é significativamente maior que seu antecessor, já que conta com um comprimento que aumentou em 114 mm, enquanto a distância entre eixos cresceu 76 mm.

O design moderno estende-se ao habitaculo que oferece um ambiente limpo, espaçoso e tranquilo, criado com materiais refinados. Um layout simplificado que envolve toda a secção dianteira contribui para uma atmosfera focada no condutor, mas também na família.

Entre as principais características destaca-se uma nova consola central com maior espaço de arrumação e, nas versões topo de gama, um teto panorâmico que enfatiza a sensação de espaço.

A iluminação ambiente nas guarnições das portas dianteiras, exclusiva da versão topo de gama, contribui para o ambiente refinado e tranquilo do habitáculo.

Por seu lado, em matéria de conectividade e capacidade de utilização foram aprimoradas através de um HMI reimaginado. O novo ecrã central de 12,9’’ ou de 15,6’’ oferece uma interação semelhante à de um smartphone, integrando menus personalizáveis. O novo CX-5 conta ainda com integração Google, uma estreia num modelo Mazda.

Já o painel de instrumentos digital de 10,25’’ e controlos simplificados no volante ajudam a garantir que as informações essenciais são apresentadas de uma forma clara. Nota ainda para as versões de equipamento topo de gama incluem, também, um sistema de som Bosecom 12 altifalantes.

O novo CX-5 será proposto em quatro patamares de equipamentos, Prime-Line, Centre-Line, Exclusive-Line e Homura, cada um deles com caraterísticas próprias em termos de acabamentos e conteúdos. As opções disponíveis para os interiores incluem pele preta ou castanha (Homura) e uma pele artificial de dois tons, em preto e branco e um acabamento do tipo feltro (Exclusive-Line).

Sob o capô, o novo CX-5 conta com um motor a gasolina de 2,5 litros e-Skyactiv G de 141 cv de potência e 283 Nm de binário máximo, acoplado à tecnologia 24V Mazda M Hybrid, com um sistema brake-by-wire, em substituição do anterior bloco de 2,0 litros.

Este motor oferece um confiável desempenho, fruto de um binário aprimorado para uma resposta mais rápida, aceleração suave e maior conforto ao dirigir. Com 141 cv (104 kW) e 238 Nm de binário, a versão com tração dianteira acelera dos 0 aos 100 km/h em 10,5 segundos.

Disponível em versões de tração dianteira e tração integral, a nova geração do CX-5 beneficia de atualizações ao nível do chassis e da suspensão, prometendo um maior conforto de condução e melhor manobrabilidade. Com uma capacidade de reboque de até 2.000 kg.

A Mazda já anunciou que a abertura de encomendas para o novo CX-5 vai arrancar durante o mês de agosto, e que as primeiras unidades vão estar disponíveis para entrega nos mercados da Europa a partir de dezembro de 2025, com um preço para o mercado nacional que arranca nos €39.988 (não inclui Despesas de Transporte e Legalização, ou pintura metalizada).