O Presidente francês, Emmanuel Macron, convidou os líderes europeus para uma reunião de emergência, na próxima segunda-feira, dia 17, em Paris e com um tema único na agenda: a Ucrânia.

O ministro dos Negócios Estrangeiros polaco já confirmou, na rede social X, a presença do líder polaco, Donald Tusk.

O primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, “vai participar numa reunião de líderes europeus na segunda-feira, a convite do Presidente Emmanuel Macron. Temos de mostrar a nossa força e unidade”, afirmou o ministro polaco no X.

Também o presidente do Conselho Europeu, António Costa, deverá marcar presença.

Para já, não há informação sobre o local e a hora.

O encontro acontece depois de os Estados Unidos terem revelado que querem excluir a Europa de qualquer negociação de paz entre a Ucrânia e a Rússia.

"Nós ajudá-los-emos"

Esta informação acontece depois de o Presidente francês ter conversado, por telefone esta sexta-feira, com o homólogo Volodymyr Zelensky, a quem garantiu que "os ucranianos são os únicos que podem liderar as discussões para uma paz sólida e duradoura" com a Rússia.

Se Trump "conseguir realmente convencer o presidente Putin a travar a agressão contra a Ucrânia, esta será uma excelente notícia", vincou.

Quantos aos europeus terão a missão de “reforçar a sua segurança coletiva para se tornarem mais autónomos” e, escreveu na rede social X, "a França desempenhará o seu papel na íntegra neste sentido. Vamos tornar já a Europa mais forte e soberana", vincou.

Antes, na Conferência de Segurança de Munique, Zelensky deixou um apelo para que EUA e Europa se unam no apoio à Ucrânia na guerra contra a Rússia.