
A Lotus é uma das marcas de luxo que decidiu “travar a fundo “nos seus planos para a mobilidade elétrica e anunciar planos para a produção de modelos híbridos que se juntam à sua linha de veículos totalmente elétricos.
Entre os modelos que podem ganhar uma variante híbrida está o Emira, que na versão “normal” recorre a um motor 3,5 litros V6 de origem Toyota, com compressor mecânico, para debitar 400 cv e 430 Nm, tendo associada uma caixa manual de seis relações. O Lotus Emira V6, com tração traseira, atinge 290 km/h e cumpre os 0-100 km/h em 4,3 segundos, só mais 0,1 segundos do que a versão com caixa automática.
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A possibilidade do Emira, modelo lançado em 2021 e inicialmente apontado como sendo o derradeiro modelo com motores a combustão da marca britânica, foi avançada ao “Autocar” por Dan Balmer, o responsável pela Lotus na Europa.
Segundo este responsável pela Lotus, em 2027, o Emira, poderá conhecer mais algum tempo de produção com uma motorização dotada de um sistema híbrido, que pode trazer mais potência e menos emissões de CO2.
Recorde-se que a Lotus já está a trabalhar no sucessor elétrico do Emira, um modelo que para já é conhecido internamente por Type 135, e que inicialmente estava previsto ser apresentado em 2027.
No entanto, esta decisão pode vir a ser adiada, tendo em conta a possibilidade de a Lotus optar por dotar o Emira de mais alguns anos de “vida” com uma versão híbrida.
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Tendo esta mudança de planos da Lotus, não será de estranhar que os primeiros híbridos da marca britânica sejam derivados do 100% elétricos Eletre e Emeya.
Além disso, durante o último Salão Automóvel de Guangzhou, na China, a Lotus anunciou uma nova motorização híbrida plug-in, Hyper Hybrid EV, que deverá equipar novos modelos que vão chegar ao mercado em 2026.