Lisboa foi distinguida, pela primeira vez, como Melhor Cidade Património Mundial e, pela segunda vez, como Melhor Destino City Break do Mundo, em 2024, na 31.ª edição dos World Travel Awards, (conhecidos como os "Óscares do Turismo") realizada, este domingo, na ilha do Funchal, na Madeira.

Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, destacou a importância do reconhecimento internacional:

"Lisboa é, hoje, símbolo de autenticidade, excelência e modernidade. A dupla distinção reflete a singularidade da cidade de Lisboa, onde a riqueza histórica e cultural se alia a uma constante inovação. Este reconhecimento internacional reforça ainda o papel de Lisboa enquanto destino de excelência, e destaca a importância da preservação do seu património".

Nos últimos anos, a cidade tem investido na reabilitação e preservação de equipamentos culturais, reforçou, em comunicado, a associação Turismo de Lisboa, destacando, ainda, "a rica herança histórica e cultural (...), reflexo de diferentes civilizações e momentos marcantes na história de Portugal".

"De destacar o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, a Paisagem Cultural de Sintra e o Real Edifico de Mafra, classificados como Património Mundial da UNESCO. A alma da cidade, o Fado, é também reconhecido como Património Imaterial da Humanidade", sublinhou ainda o T urismo de Lisboa.

Além disso, Lisboa reafirma-se como um destino ideal para escapadinhas, sendo premiada, pela segunda vez, como Melhor Destino City Break do Mundo. Voos diretos de várias capitais, temperaturas amenas durante todo o ano, uma rica oferta cultural e acessos facilitados atraem visitantes de todo o mundo, salientou a associação.