Uma leoa, que foi resgatada de uma zona de guerra na Ucrânia, caminhou sobre relva pela primeira vez, em Inglaterra, para onde foi transferida, em agosto.
Yuna, de três anos, vivia confinada a um pequeno espaço numa propriedade privada, na Ucrânia, desde que a guerra no Leste da Europa eclodiu, em 2022.
Devido à proximidade dos bombardeamentos, o felino sofreu concussões e apresentava dificuldades na coordenação motora. Para além disso, estava em estado de choque.
A leoa foi salva pela organização Resgate de Animais Selvagens, localizada em Kiev, em parceria com o Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal.
Depois, seguiu-se uma viagem de cinco dias desde a Ucrânia até Inglaterra, tendo passado pela Polónia, Alemanha, Países Baixos Bélgica e França.
Chegada a Terras de Sua Majestade, Yuna teve como destino o 'The Big Cat Sanctuary', um parque destinado à conservação de várias espécies de felinos.
A Reuters, que cita o santuário, revela que a leoa já está a habituar-se à nova vida, ao mesmo tempo que apresenta sinais de bem-estar emocional.
Num vídeo disponibilizado pelo 'The Big Cat Sanctuary', é possível ver Yuna a pisar relva pela primeira vez, depois de três anos fechada num espaço de cimento.
Inicialmente, o animal mostra-se apreensivo, mas rapidamente começa a explorar o espaço que agora chama de casa.