
A Polícia Federal brasileira está a realizar buscas na residência de Jair Bolsonaro e na sede do Partido Liberal, ambos em Brasília, cumprindo uma ordem do Supremo Tribunal Federal. Entre as medidas cautelares decretadas estão o uso de pulseira eletrónica por risco de fuga, avança a imprensa brasileira.
O antigo chefe de Estado brasileiro terá de usar pulseira eletrónica e fica sem acesso às redes sociais. Terá também de permanecer em casa entre 19h e 7h da manhã, está proibido de comunicar com embaixadores e diplomatas estrangeiros, não pode sequer aproximar-se de embaixadas, nem pode contactar com outros réus e ou pessoas a serem investigadadas pelo Supremo, entre os quais o filho, Eduardo Bolsonaro.
Bolsonaro foi levado a uma unidade da Polícia Federal para lhe ser instalado o dispositivo de vigilância eletrónica.
Tentativa de golpe de Estado
Jair Bolsonaro está acusado de tentativa de um golpe de Estado a 8 de janeiro de 2023.
Segundo a acusação, o ex-Presidente liderou uma organização criminosa armada, tentou um golpe de Estado e tentou abolir violentamente o Estado de Direito democrático, entre outras ações.
A defesa de Bolsonaro apresentará a sua contestação e depois o painel de juízes do Supremo Tribunal, que abriu o julgamento contra Bolsonaro, votará se o condena ou absolve.
João Gabriel de Lima, jornalista e escritor brasileiro, explica que o ex-Presidente está a ser investigado por várias ações cometidas em 2023, nomeadamente, tentativa de assassinato de Lula da Silva e outros dignitários brasileiros.
Bolsonaro pode enfrentar pena de 12 anos de prisão
Os especialistas afirmam que se espera uma decisão no segundo semestre do ano. Uma decisão que considere o ex-Presidente brasileiro culpado na acusação de golpe de Estado significa uma pena de até 12 anos de prisão, que pode, juntamente com sentença de culpa noutras acusações, levar a que Bolsonaro fique décadas atrás das grades.
"O cerco aperta-se sobre Bolsonaro"
O correspondente da SIC no Brasil, Luiz André Ferreira, explica os vários momentos da investigação que conduziram à decisão do dia de hoje.
Defesa considera medidas cautelares "severas"
Segundo avança a Globo, a defesa do ex-residente recebeu com "surpresa e indignação" a decisão das medidas cautelares "severas".
"A defesa do ex-Presidente Jair Bolsonaro recebeu com surpresa e indignação a imposição de medidas cautelares severas contra ele, que até o presente momento sempre cumpriu com todas as determinações do Poder Judiciário. A defesa irá se manifestar oportunamente, após conhecer a decisão judicial".
Dinheiro e pendrive apreendidos em casa de Bolsonaro
A Polícia Federal apreendeu "um pendrive escondido em um banheiro da casa de Bolsonaro, segundo agentes informaram ao STF. O material foi levado para o laboratório da PF e será periciado pela polícia científica", afirma a Globo.
Bolsonaro admitiu que foram 7 mil reais e 14 mil dólares apreendidos em sua casa.
Trump anunciou tarifas de 50% para o Brasil e mostrou apoio a Bolsonaro
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a imposição de uma taxa de 50% sobre todos os produtos exportados pelo Brasil.
Numa carta endereçada ao Governo brasileiro, Trump acusou também o Brasil pela "forma como tem tratado o ex-Presidente Jair Bolsonaro", processado no Supremo Tribunal Federal por suposta tentativa de golpe de Estado após perder as eleições de 2022 para o atual Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.
"Caça às bruxas"
Bolsonaro tem negado repetidamente as alegações e afirmado que éalvo de perseguição política.
"O que é um golpe? São as Forças Armadas, são tanques nas ruas, é ter um núcleo político, ter um núcleo financeiro. Isso é um golpe. Nada foi sequer cogitado (...) e mesmo que tivesse sido cogitado, como nada começou, não há crime ", afirmou Bolsonaro.