Depois da chegada ao mercado do Renault Rafale com 200 cv, agora a marca francesa anuncia que o novo modelo da marca francesa passa a dispor de uma versão híbrida plug-in com 300cv de potência.

O Rafale E-Tech 4X4 híbrido plug-in está dotado de um sistema propulsor que foi desenvolvido especificamente para este modelo e que combina um motor térmico a gasolina de 1,2 litros turbo com 150 cv e três motores elétricos, um no eixo dianteiro com 70 cv e 205 Nm de binário, e outro no eixo traseiro com 136 cv e 195 Nm de binário, ambos com 70 cv de potência e um binário. Já o terceiro motor elétrico, funciona como motor de arranque e gerador de alta voltagem, e tem como missão de colocar o motor a gasolina a funcionar, bem como gerir as relações da caixa de velocidades automática.

Tudo este sistema permite à Renault anunciar que o Rafale E-Tech 4X4 híbrido plug-in tem uma autonomia de até 1000 km, com um consumo WLTP mesmo com a bateria de 22 kWh descarregada de 0,5 litros/100 km em ciclo combinado e 5,8 litros/100 km com a bateria totalmente descarregada.

Para além do novo grupo propulsor, o Rafale E-Tech 4×4 300 cv híbrido plug-in ganha uma nova versão atelier Alpine, com jantes específicas de 21’’ e possibilidade de escolha da carroçaria na cor exclusiva azul cume acetinado, em opção.

Este modelo dispõe, ainda, de um sistema de controlo do chassis e de agilidade desenvolvido pelos engenheiros da Alpine Cars, bem como de uma suspensão inteligente auto-ajustável com uma câmara de controlo preditivo. Associadas à tração integral e à direção às quatro rodas, somam-se a uma configuração técnica única entre as marcas generalistas, fundindo potência, agilidade e performances inigualáveis. Sem esquecer o conforto e o bem-estar que fazem sempre parte de um automóvel concebido pela Renault.

“O Renault Rafale E-Tech plug-in hybrid 4×4 300 cv simboliza a nossa subida de gama e a nossa legitimidade para conquistar todos os clientes, com uma versão de alto desempenho. É o resultado de todo o know-how da marca: um híbrido super-eficaz, um sistema de tração às 4 rodas permanentemente ativo, uma suspensão ativa inteligente na versão atelier Alpine. Tudo isto para que, ao volante, o prazer de condução, a tração e a aderência à estrada sejam garantidos em todas as circunstâncias”, disse Bruno Vanel, vice-presidente da marca Renault, produto, receitas e expansão dos mercados internacionais.

Construído na fábrica de Palência, em Espanha, o Renault Rafale E-Tech 4×4 300 cv híbrido plug-in chega ao mercado nacional neste mês de novembro e está disponível com dois níveis de equipamento: esprit Alpine com um preço que arranca nos €50.000 e atelier Alpine a partir de €59.500.