Após um investimento de 600 mil euros e dois meses de trabalho, está concluída a manutenção do rebocador 'Ponta do Pargo'. A intervenção custeada pela Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM) aconteceu nos estaleiros de Peniche, no âmbito do calendário de manutenções periódicas, ficou concluída esta terça-feira.

De acordo com nota à imprensa, esta manutenção visou acções preventivas no casco, sistema propulsor, válvulas principais, refrigeradores, máquinas principais e auxiliares, equipamento de convés e de segurança, luzes e equipamentos de navegação, e instrumentos de comunicação.

Além disso, os trabalhos em doca seca terminaram com a realização de testes não destrutivos e medição de espessura aos principais elementos estruturais da embarcação, a que se seguiram os testes de mar, sob supervisão da sociedade classificadora, da Autoridade Marítima Nacional e da Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.

"Esta intervenção reflecte não apenas uma aposta clara na manutenção estratégica da nossa frota, mas também a capacidade técnica da APRAM para planear, acompanhar e executar operações de elevada complexidade técnica”, diz a presidente do conselho de administração dos Portos da Madeira. Paula Cabaço destacou o envolvimento de toda a tripulação do Ponta do Pargo nos trabalhos de manutenção.

"Quero aqui deixar o justo reconhecimento à dedicação e profissionalismo da tripulação do rebocador, que esteve cerca de dois meses longe de casa e da família para garantir que todo o processo de manutenção decorresse com o rigor e a exigência que se impõem. São as pessoas que fazem a diferença, e temos muito orgulho nas nossas equipas", disse.

A operação está enquadrada na estratégia definida pela Secretaria Regional da Economia, que tutela a APRAM, de "investimento na valorização dos activos públicos e na modernização das infraestruturas portuárias, com o objectivo de fortalecer a competitividade e a sustentabilidade do setor marítimo-portuário na Região".