
O Infarmed mandou suspender a comercialização de lotes dos medicamentos Dorcilfree, Demax e Oftacilox após ter detetado risco de contaminação microbiana.
De acordo com uma circular da Autoridade Nacional do Medicamento, publicada no dia 18 de julho, o risco foi detetado na sequência de uma inspeção realizada pela Agência Francesa (ANSM na sigla em inglês) ao fabricante dos referidos colírios multidose.
"Como medida de precaução, o Infarmed ordena a suspensão da comercialização e a recolha imediata dos lotes", detalha-se nessa circular.
Os lotes em causa são o 4V14F e 4V14F, com o número de registo 5782065, da Dorcilfree, o 4V30B e 4V31B, com o número de registo 5859731, da Demax, e 5V18D com o número de registo 3549185 da Oftacilox.
As entidades que tenham estes lotes em stock "não os podem vender, dispensar ou administrar", devendo devolvê-los. Já os doentes que estejam a utilizá-los "não devem interromper o tratamento", mas, assim que possível, "devem contactar o médico para que este possa analisar a necessidade ou não da substituição por um medicamento alternativo".