Durante três horas, os centros de atendimento do INEM voltaram a ficar sem sistema informático. O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar garante que os problemas foram colmatados pelo "elevado número" de técnicos em horas extraordinárias.

O Instituto Nacional de Emergência Médica confirma ao jornal Público que a falha no sistema informático dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) aconteceu na quarta-feira, entre as 16:00 e as 19:00.

O INEM garante que esta falha nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes não comprometeu o atendimento das chamadas nem a ativação dos meios de emergência. Os técnicos fizeram atendimento manual para evitar falhas, adianta o Público.

Rui Lázaro, do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, também confirma as falhar na tarde de quarta-feira.

O responsável garante que graças ao "elevado número de técnicos" no CODU em horas extraordinárias foi possível "colmatar os constrangimentos".

"Não chegaram a estar mais de cinco ou seis chamadas em simultâneo em espera, que é o que acontece num dia normal", acrescenta.

As causas estão agora a ser investigadas.

O problema repete-se pela segunda vez este mês, uma vez que há duas semanas aconteceu exatamente o mesmo, quando o CODU esteve em baixo mais de duas horas.

Na ocasião, os técnicos usaram telemóveis porque o sistema deixou de receber as chamadas e os pedidos foram apontados em papel.

Ao que a SIC apurou na altura houve uma avaria numa placa de rede que impediu, momentaneamente, a comunicação entre computadores.