Durante três horas, os centros de atendimento do INEM voltaram a ficar sem sistema informático. O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar garante que os problemas foram colmatados pelo "elevado número" de técnicos em horas extraordinárias.
O Instituto Nacional de Emergência Médica confirma ao jornal Público que a falha no sistema informático dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) aconteceu na quarta-feira, entre as 16:00 e as 19:00.
O INEM garante que esta falha nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes não comprometeu o atendimento das chamadas nem a ativação dos meios de emergência. Os técnicos fizeram atendimento manual para evitar falhas, adianta o Público.
Rui Lázaro, do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, também confirma as falhar na tarde de quarta-feira.
O responsável garante que graças ao "elevado número de técnicos" no CODU em horas extraordinárias foi possível "colmatar os constrangimentos".
"Não chegaram a estar mais de cinco ou seis chamadas em simultâneo em espera, que é o que acontece num dia normal", acrescenta.
As causas estão agora a ser investigadas.
O problema repete-se pela segunda vez este mês, uma vez que há duas semanas aconteceu exatamente o mesmo, quando o CODU esteve em baixo mais de duas horas.
Na ocasião, os técnicos usaram telemóveis porque o sistema deixou de receber as chamadas e os pedidos foram apontados em papel.
Ao que a SIC apurou na altura houve uma avaria numa placa de rede que impediu, momentaneamente, a comunicação entre computadores.