
Cerca de 200 bombeiros, apoiados por cinco meios aéreos, combatem um incêndio que deflagrou esta sexta-feira no Parque Natural de Montesinho junto à aldeia Aveleda, no concelho de Bragança. O fogo está a ceder aos meios de combate.
As chamas estão a consumir uma zona de mato na União de Freguesias de Aveleda e Rio de Onor.
O incêndio tem duas frentes ativas. Se o perímetro continuar a alargar pode comprometer parte da área protegida do Parque Natural de Montesinho. A zona situa-se a cerca de 10 quilómetros da cidade de Bragança.
O vento e o calor estão a dificultar o trabalho dos operacionais no terreno. Mas, em declarações à agência Lusa, o comandante sub-regional das Terras de Trás-os-Montes, João Noel Afonso, disse que o fogo estava a ceder aos meios de combate que têm vindo a ser reforçados ao longo da tarde.
O alerta foi dado, de acordo com o site da Proteção Civil, às 12:07. Às 17:35, estavam no local a combater o fogo 202 bombeiros, apoiados por cinco meios aéreos e 67 veículos.
O Parque Natural de Montezinho (PNM) é uma área protegida que abrange os concelhos de Bragança e Vinhais, sendo um território rico em avifauna e biodiversidade com mais de 74.224 hectares.
[Artigo atualizado pela última vez às 17:37]