"Hoje, em Paris, líderes europeus frustrados, pró-guerra e anti-Trump estão a reunir-se para bloquear um acordo de paz na Ucrânia", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros húngaro, Peter Szijjarto, à margem de uma conferência de imprensa no Cazaquistão, num vídeo transmitido na rede social Facebook.

Segundo disse, a cimeira em Paris vai reunir "aqueles que nos últimos três anos não pararam de deitar achas para a fogueira da guerra na Ucrânia", com a intenção de fazer todos os possíveis para impedir uma resolução pacífica do conflito.

"Hoje em Paris, estão a reunir-se aqueles países que têm constantemente adicionado combustível às chamas da guerra na Ucrânia durante os últimos três anos. Estes são os países que estão do lado beligerante, que apoiaram a estratégia errada de sanções da Europa", acrescentou Szijjártó.

Numa conferência de imprensada realizada depois de uma reunião com o seu homólogo cazaque, Murat Nurtleu, o ministro húngaro adiantou que a situação na Ucrânia foi uma das questões discutidas, referindo que "ambos os países sofreram e foram prejudicados".

Por isso, defendeu, "é do nosso interesse mútuo que a guerra termine o mais rapidamente possível e seja alcançado um acordo de paz".

Szijjártó acrescentou que o Presidente norte-americano, Donald Trump, está empenhado numa solução pacífica, uma política que "permitirá que a paz seja alcançada" e salientou que a Hungria sempre quis manter o diálogo e as negociações diplomáticas, razão pela qual os húngaros na Europa e nos EUA foram chamados de "propagandistas russos".

Segundo o ministro, os líderes dos países que recentemente criticaram Trump "estão agora a unir-se em apoio da guerra contra Trump e contra as negociações entre os EUA e a Rússia".

A cimeira de Paris, que contará com a presença dos líderes dos principais países europeus e dos principais responsáveis da União Europeia (UE), foi convocada pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, em resposta ao plano de Trump de marginalizar os europeus num possível processo de paz na Ucrânia.

PMC//APN

Lusa/Fim