
Um grupo de homens armados invadiu um navio mercante proveniente de Vigo. O incidente ocorreu esta quinta-feira ao largo de Lagos, no Algarve.
A Polícia Judiciária está a investigar o caso e não exclui a hipótese de ligação ao narcotráfico internacional. O navio tinha partido de Vigo, na Galiza, e seguia em direção a Málaga, em Andaluzia, quando foi intercetado em alto-mar. A embarcação encontrava-se a cerca de 10km da costa portuguesa pelas 14h53 de quinta-feira.
Pelo que o Expresso conseguiu apurar, houve reféns envolvidos. A Marinha portuguesa mobilizou de imediato vários meios para o local, incluindo um helicóptero com uma equipa de operações especiais que tomou de assalto a embarcação. De acordo com o NOW, os dois reféns foram libertados pela Marinha e encontram-se em segurança, mas os agressores ainda não foram localizados.
As autoridades continuam a realizar buscas no navio e na área envolvente.
Em comunicado, a Autoridade Marítima Nacional diz que recebeu um alerta pelas 23h00 de quarta-feira, vinda do navio mercante ODYSSEUS, de bandeira da Libéria, dando conta de elementos estranhos à tripulação a bordo.
Pelas 6h00 da manhã de quinta-feira, uma equipa constituída por elementos da Marinha e da Polícia Marítima entrou a bordo do navio. A autoridade conclui o comunicado dizendo que “o navio navega em segurança em direção a Sines”.
Artigo atualizado às 19h37 de quinta-feira com as informações do comunicado da Autoridade Marítima Nacional.