A Associação Nacional de Professores – Secção da Madeira alcançou cerca de 2.000 docentes, ao longo do ano lectivo 2024/2025, com as suas mais de 50 formações. De acordo com nota à imprensa, promoveu-se "um desenvolvimento profissional contínuo e alinhado com os desafios da escola contemporânea".

Além disso, foram organizadas duas conferências e dois grandes seminários, que contaram com a presença de cerca de 1.000 docentes, "consolidando o papel da ANP Madeira como entidade dinamizadora de conhecimento, debate pedagógico e inovação educativa".

Luís Alves, presidente da Secção Regional, refere que a formação de professores tem sido uma prioridade clara para a nossa estrutura, não apenas como resposta às exigências da profissão, mas como um pilar fundamental para a melhoria das aprendizagens dos nossos alunos. "O crescimento registado este ano é revelador da procura crescente por formação de qualidade na Região e reforça o compromisso da associação com uma educação de excelência", aponta.

Para o próximo ano lectivo estão já anunciadas duas grandes iniciativas. O XI Seminário da ANP Madeira, com o tema 'A Educação de amanhã começa hoje', vai decorrer a 24 de Outubro, em Câmara de Lobos. Entre os oradores estão José Soares (Professor Catedrático da Universidade do Porto), João Couvaneiro (Professor e Conselheiro do Conselho Nacional de Educação), Verónica Faria (Formadora e Mentora) e Alfredo Leite (divulgador de Psicologia Positiva).

A 6 de Dezembro terá lugar a II Edição do FUNCHAL EDUCAÇÃO, este ano com o tema 'A Inovação como resposta da Educação', numa iniciativa realizada em parceria com a Câmara Municipal do Funchal. O evento visa reflectir sobre práticas educativas inovadoras e contará com diversos especialistas da área da educação e da inovação pedagógica.