
Arranca esta tarde, a 68.ª edição da Feira Agropecuária do Porto Moniz, organizada pelo Governo Regional, através da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas. O evento realiza-se até domingo, dias 11, 12 e 13 de Julho, na zona alta do concelho do Porto Moniz, e promete atrair milhares de visitantes entre madeirenses e turistas.
A abertura oficial, que acontece às 17 horas, contará com a presença do secretário regional de Agricultura e Pescas, Nuno Maciel, que marcará presença em todas as actividades ao longo dos três dias. Após a cerimónia, haverá visita aos expositores e aos espaços envolventes da Feira.
No sábado, dia 12, pelas 15 horas, decorre o Leilão de Animais. E no domingo, dia 13, pelas 10 horas, acontece a missa campal, seguida de visita aos expositores e aos espaços envolventes da Feira.
Além disso, o evento que atrai milhares de madeirenses e turistas, conta com muita animação, sobretudo musical entre a abertura, às 17h horas do primeiro dia e o encerramento às 20 horas do último dia.

OUTROS EVENTOS REGIONAIS:
- 9h00 - 3.ª etapa da 50ª Volta à Madeira de Bicicleta, em Santana e Porto Moniz
- 9h15 - Missa Destacamento dos Bombeiros do Curral, no Curral das Freiras
- 10h00 - Apresentação do estudo de diagnóstico da comunidade migrante no Funchal, no Salão Nobre da CMF
- 10h30 - Conferência de imprensa de apresentação do torneio Inter-Municípios 2025, na Sede da AMRAM – Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira
- 11h00 - PS-Madeira realiza onferência de imprensa, na Rua Fernão de Ornelas (Largo do Phelps)
- 12h30 - PSD - Madeira realiza conferência de imprensa de apresentação do Programa da Festa do Chão da Lagoa 2025, na Herdade do Chão da Lagoa
- 17h00 - Abertura do Festival Gastronómico 'SAL - Sabores do Atlântico', na Praça do Povo
- 17h00 às 01h00 - 68ª Feira Agropecuária do Porto Moniz ( Feira do Gado)
- 18h00 - Apresentação do livro 'O que existe é este instante' de Alexandre Intes, no Museu de Electricidade
- 18h30 - 40.ª edição da Expomadeira
18h30 - Visita da Iniciativa Liberal
19h00 - Palhaço Apitolas (Entrada)
19h30 - Vista do Grupo Parlamentar PS
19h30 – 21h30 - Grupo Seca Pipas (Itinerante)
20h30 - Espectáculo de Fado – Paula Barroso (Praça da Restauração)
21h30 - Actuação da Associação de Fadistas da Madeira (Bar AFM)
- 19h30 - Abertura da 8ª edição do Festival do Atum, do Gaiado e do Marisco, no Caniçal
- 21h00 e 23h00 - Funchal Jazz 2025, no Parque de Santa Catarina
21h30 - Carlos Bica & Azul, com Frank Möbus & Jim
23h00 - Lakecia Benjamin
CURIOSIDADES:
- Dia Mundial da População;
- Este é o centésimo nonagésimo terceiro dia do ano. Faltam 173 dias para o termo de 2025
EFEMÉRIDES:
1810 - Napoleão anexa a Holanda.
1822 - As Cortes Constituintes votam a Lei Eleitoral, a primeira em Portugal a prever o voto direto e secreto a cidadãos maiores de 25 anos - São excluídos de votar, para além daqueles que estão privados do exercício dos seus direitos políticos (por incapacidade física ou moral, prisão ou degredo), os "filhos-família", os criados de servir, os vadios e os membros das ordens monásticas. Excetuam-se à regra da maioridade, os casados e oficiais militares que tenham no mínimo 20 anos, os bacharéis e os clérigos de Ordens Sacras.
1836 -- Nasce o compositor brasileiro Carlos Gomes, autor da ópera "O Guarani".
1846 -- Nasce o escritor e critico francês Léon Bloy.
1919 -- A Holanda estabelece a jornada de trabalho de oito horas.
1921 -- Tréguas entre a Inglaterra e o Sinn Fein, na Irlanda.
1930 -- Nasce o filólogo e critico literário norte-americano Harold Bloom, autor de "O Canon Ocidental".
1932 - Revolução constitucionalista no Brasil contra a ditadura de Getúlio Vargas. O Governo de São Paulo e o povo do Estado reclamam eleições e promulgam a Constituinte.
1936 -- Pacto de Paz entre a Alemanha de Hitler e a Áustria. A anexação do país pelas forças nazis ocorreria em 1938.
1937 -- Morre, com 38 anos, o compositor norte-americano George Gershwin, autor de "Porgy and Bess".
1941 - Envio de aviões Gloster Gladiator para o Aeródromo da Achada. A Base Aérea n.º 5 é declarada como "capaz para a defesa".
1960 - Independência do antigo Congo belga.
1972 -- Guerra Colonial. Ação das Brigadas Revolucionárias contra transportes do Exército em Cabo Ruivo, Lisboa.
1973 -- Marcello Caetano, presidente do Governo, nega o massacre de Wiriyamu, em Moçambique, que causou perto de 400 vítimas civis, revelado na véspera pelo jornal The Times.
1974 -- Morre, aos 83 anos, o escritor sueco Pär Fabian Lagerkvist, Prémio Nobel da Literatura em 1951.
1978 - Um camião-cisterna carregado de combustível despista-se e explode perto do parque de campismo de Terragona, Espanha. Morrem mais de 180 pessoas.
1979 -- A estação espacial norte-americano Skylab desintegra-se ao entrar na atmosfera terrestre, depois de seis anos em órbita.
1982 -- A Itália torna-se tricampeã mundial de Futebol ao derrotar na final a Alemanha Ocidental por 3-1, em Espanha.
1989 -- Morre, aos 82 anos, o ator inglês Laurence Kerr Olivier, protagonista de "Rebecca", "Ricardo III" e "Hamlet".
1992 - O escritor José Saramago recebe o Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, por "O Evangelho Segundo Jesus Cristo".
1995 -- Guerra na Bósnia. Massacre de Srebrenica. Mais de 7.000 muçulmanos bósnios são executados e os corpos enterrados em valas comuns.
- O ex-secretário de Estado norte-americano Henry Kissinger admite ter tido conhecimento da invasão de Timor-Leste, em 1975, um dia antes do facto.
1996 - O Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia emite o mandado de captura contra os líderes político e militar sérvios bósnios Radovan Karadzic e Ratko Mladic, por crimes contra a humanidade e genocídio.
1999 -- O secretário-geral das Nações Unidas (ONU) Kofi Annan adia o recenseamento para o referendo em Timor-Leste e exige condições de segurança ao Governo indonésio.2000 -- Começa, em Camp David, Estados Unidos, a cimeira de paz israelo-palestiniana entre Ehud Barak e Yasser Arafat, com mediação do Presidente norte-americano Bill Clinton.
2001 - Portugal conquista 20 medalhas, entre as quais três de ouro, no campeonato mundial de atletismo para deficientes emTunis, Tunísia.
-- Morre, aos 51 anos, a cantora Cândida Branca Flor.2002 - A Assembleia da República aprova o regime de exceção para espetáculos com touros de morte em Barrancos, Beja.
2005 - O Tribunal de Setúbal absolve duas mulheres acusadas da prática de aborto, a pedido do Ministério Público e da defesa.
2006 - O antigo primeiro-ministro timorense Mari Alkatiri é constituído arguido pelo Ministério Público, por alegada participação na distribuição de armas a civis.
- Morre, aos 91 anos, o antigo inspetor da PIDE António Rosa Casaco, líder da brigada que assassinou o general Humberto Delgado.
2007 - O Tribunal da Relação de Lisboa confirma a condenação de Vale e Azevedo e da notária Lídia Menezes no caso "Dantas da Cunha".
- Os quatro homens considerados culpados de conspiração terrorista pelos atentados falhados de 21 de julho de 2005 em Londres, Inglaterra, são condenados a penas de prisão perpétua.
- O sociólogo britânico de origem alemã Ralf Dahrendorf é galardoado com o Prémio Príncipe das Astúrias das Ciências Sociais 2007.
- O Centro de Educação Judaico-Árabe, com o projeto "Mão na Mão", que promove o bilinguismo e o diálogo intercultural em Israel, vence a primeira edição do Prémio Internacional Calouste Gulbenkian.
2008 -- A Bolsa de Nova Iorque, nos Estados Unidos, encerra com o preço do petróleo no valor máximo de 147,27 dólares, por barril
- A Lei de Segurança Interna é aprovada em votação final, na Assembleia da República, apenas com os votos do PS, mas dois deputados socialistas - Manuel Alegre e Teresa Alegre Portugal - juntaram-se à oposição no voto contra.
- Morre, aos 99 anos, o cirurgião cardiovascular norte-americano Michael Ellis DeBakey, pioneiro em procedimentos cirúrgicos para tratamento de defeitos e doenças do sistema cardiovascular.
2010 - A Espanha vence pela primeira vez um Campeonato do Mundo de Futebol (na África do Sul) tendo derrotado a seleção da Holanda por 1-0 após prolongamento.
- A seleção portuguesa de râguebi, variante de sete, sagra-se pela sétima vez campeã da Europa, ao derrotar na final a França por 12-05, em Moscovo, Rússia.
- Atentado à bomba, em Kampala, no Uganda, faz 74 mortos e é reivindicado pelo grupo islamita somalis Shebab, com ligações à Al-Qaeda.
2011 - Primeiro transplante bilateral de pernas do mundo é feito pelo cirurgião espanhol Pedro Cavadas no Hospital La Fe de Valência, numa intervenção com a participação de cerca de quarenta profissionais do hospital e da Fundação Cavadas.
2012 - O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, anuncia um conjunto de "novos esforços" para combater o défice, com medidas do lado da despesa e da receita, incluindo a suspensão do subsídio de Natal para funcionários públicos, deputados e senadores.
- Morre, com 60 anos, Teófilo Stevenson, cubano, tricampeão olímpico de boxe.
2013 -- A Assembleia da República aprova na generalidade as propostas do Governo sobre o aumento do horário de trabalho no Estado de 35 para 40 horas semanais e o sistema de requalificação de funcionários públicos.
- Morre, aos 83 anos, Nuno Fisher Lopes Pires, um dos militares que "dirigiu as operações da ação libertadora" que conduziram ao 25 de Abril de 1974.
2014 -- Morre, aos 76 anos, Charlie Haden, contrabaixista norte-americano que gravou a "Grândola" e compôs com Carlos Paredes.
2017 - Dezoito elementos da PSP são acusados pelo Ministério Público de denúncia caluniosa, injúria, ofensa à integridade física e falsidade de testemunho, num caso que remonta a 2015 e envolve agressões a jovens da Cova da Moura (Amadora).
- O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulga o decreto do Governo que regulamenta a atualização extraordinária das pensões, a atribuir a partir de agosto aos pensionistas que recebam até 631,98 euros.
2020 -- Morre, aos 80 anos, Maria Beatriz, pintora que assumiu a arte como processo de emancipação.
2021 - Milhares de cidadãos cubanos saem à rua em diversas cidades do país (também a 12 de julho) para protestar contra a escassez de alimentos, medicamentos, cortes de eletricidade e dificuldades económicas -- com alguns a instar também a uma mudança de Governo.
- O futebolista português Cristiano Ronaldo sagra-se pela segunda vez melhor marcador de uma edição do campeonato da Europa, repetindo o feito de 2012, também com companhia, desta vez do checo Patrik Schick.
- A Itália conquista o segundo título de campeã europeia de futebol, 53 anos depois, sucedendo a Portugal, ao bater a anfitriã Inglaterra por 3-2, nos penáltis, após 1-1 nos 120 minutos, na final do Euro2020, em Londres.
- O tenista sérvio Novak Djokovic, número um mundial, iguala o recorde de 20 títulos do 'Grand Slam' do suíço Roger Federer e do espanhol Rafael Nadal, ao vencer o italiano Matteo Berrettini na final do torneio de Wimbledon, Londres.
- Morre, aos 85 anos, Vasco de Castro, mais conhecido como Vasco. Autor de uma vasta obra e ilustrador e caricaturista de referência, antigo exilado político em França, desenhou os principais rostos da cultura e política portuguesa ao longo de mais de 60 anos.
2022 -- Morre, aos 94 anos, o compositor britânico Monty Norman, compôs a melodia central da série de filmes de espionagem e ação James Bond.
2023 -- Morre, aos 94 anos, o escritor, dramaturgo, ensaísta e poeta checoslovaco Milan Kundera, autor de "A Brincadeira", "Risíveis amores" e "A insustentável leveza do ser", livro que foi adaptado ao cinema com Juliette Binoche e Daniel Day-Lewis nos principais papéis. Galardoado com o Prémio Médicis (1973), o Prémio Mondello (1978), o Prémio Common Wealth (1981), o Prémio Jerusalém (1985) e o Prémio Independent de Literatura Estrangeira (1991).
2024 - Morre, aos 75 anos, Shelley Duvall, atriz norte-americana, protagonista do filme "The Shining" com Jack Nicholson, realizado por Stanley Kubrick em 1980. Com o 'thriller' "3 Women" ("Três Mulheres"), do realizador Robert Altman, conquistou o prémio de Melhor Atriz no Festival de Cannes, em 1977.
PENSAMENTO DO DIA:
Aquele que conhece a arte de viver consigo próprio ignora o aborrecimento Erasmo de Roterdão (1469-1536), humanista e pedagogo