A Ford revelou que a fábrica de Halewood, no Reino Unido, alcançou um marco significativo com o arranque da produção dos novos motores elétricos que vão equipar o Puma Gen-E e o Transit Custom.

A unidade de Halewood foi remodelada com o objetivo de se tornar na primeira unidade de componentes elétricos da Ford na Europa, o que levou a marca norte-americana a investir £380 milhões (cerca de €450 milhões), para a transformar numa unidade de produção de ponta.

Com este investimento, a Ford revelou que a fábrica tem agora capacidade para produzir 420.000 unidades de propulsão elétrica anualmente, contribuindo assim de forma importante para as ambiciosas metas de eletrificação da Ford.

Até 2025, a Ford terá nove veículos elétricos nas estradas da Europa. O Puma Gen-E, agora revelado, junta ao Explorer, Capri, Mustang Mach-E e E-Tourneo Courier para completar a oferta de carros elétricos europeus da marca, junto com os veículos comerciais E-Transit, E-Transit Courier, E-Transit Custom e E-Tourneo Custom fornecidos pela Ford Pro.

Recorde-se que o Puma Gen-E 100% elétrico conta com um único motor elétrico montado no eixo dianteiro, produzindo 166 cv e 290 Nm de binário, que permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8 segundos. O motor elétrico é alimentado por uma bateria de 43 kWh, que anuncia uma autonomia de até 376 km e de até 523 km em ciclo urbano.