O eurodeputado comunista João Oliveira vai ser o cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal de Évora nas próximas eleições autárquicas, anunciou esta quarta-feira a coligação.

João Oliveira, 45 anos, advogado, foi deputado à Assembleia da República da X à XIV legislatura, entre 2005 e 2022, pelo círculo de Évora, de onde é natural.

Foi líder da bancada parlamentar do PCP entre 2013 e 2022, integrando, a nível partidário, a Comissão Política do Comité Central.

Em comunicado, a Coligação Democrática Unitária (PCP/PEV/ID) afirma que a escolha de João Oliveira como candidato a presidente da Câmara Municipal "traduz uma aposta prioritária da CDU em Évora".

"A indicação de João Oliveira como candidato a Presidente da Câmara Municipal de Évora traduz uma aposta prioritária da CDU em Évora, concelho cujo desenvolvimento tem a marca de décadas de gestão CDU" no poder local, afirma a CDU, sublinhando o compromisso da coligação com as populações do concelho e "de forma geral no Alentejo".

A CDU afirma que a candidatura assume-se como um "amplo espaço de convergência de todos os que estão empenhados em manter e reforçar uma gestão democrática, participada, inovadora e de proximidade".

Nas autárquicas de 2021, a CDU obteve 27,44% dos votos no concelho de Évora, reelegendo Carlos Pinto de Sá para o seu terceiro e último mandato como presidente da Câmara Municipal.

O PS foi a segunda força mais votada, com 26,27%, e dois vereadores eleitos. A coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM ficou na terceira posição, com 19,07% dos votos, elegendo também dois vereadores. O Movimento Cuidar de Évora (coligação Nós Cidadãos/RIR) elegeu uma vereadora.