
O presidente da Câmara Municipal de Santana, Dinarte Fernandes, marcou presença na 40.ª edição do Festival Regional de Folclore e não poupou elogios à vitalidade do evento nem ao novo rumo de diálogo com o Governo Regional, em particular com o novo secretário regional da Agricultura e Pescas, Nuno Maciel visivelmente satisfeito com o sucesso da edição deste ano.
Dinarte sublinhou o aumento da dinâmica do festival, com mais barracas, mais artistas e mais público razão pela qual disse ter sido sempre a sua luta na defesa intransigente dos interesses do concelho.
O autarca destacou a postura aberta e dialogante de Nuno Maciel, com quem já acordou um reforço de apoio para a próxima edição do festival. Um contraste com os seus antecessores: “A relação com os anteriores secretários foi difícil. Com Humberto Vasconcelos só melhorou no fim e com Rafael Fernandes nem isso. Finalmente o Governo percebeu a importância deste evento e a necessidade de apostar mais nos nossos artistas”.
A declaração de Dinarte Fernandes teve ainda um tom político, assumindo-se como uma presença praticamente isolada do CDS num grupo de social-democratas onde também estava a sua adversária nas eleições autárquicas. “Já estou habituado. Desde que fui vereador é assim. Mas não me incomoda. Ainda vão perceber a importância de um partido moderado, de centro, como o CDS. Um partido responsável. Talvez um dia se dê valor.
Dinarte Fernandes reforçou, assim, o compromisso com a cultura popular, a valorização dos artistas regionais e um novo ciclo de cooperação institucional com o Governo e não descartou ser um dia líder do seu partido.