
Um derrame de amoníaco numa instalação de uma empresa de processamento e transformação de carne obrigou à retirada de 52 pessoas das suas casas no Prior Velho, município de Loures, disse à Lusa a Proteção Civil.
O alerta foi dado às 03:53, devido ao "derrame de mil litros de amoníaco", disse à Lusa um porta-voz do Comando Sub-regional da Grande Lisboa da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
De acordo com informações recolhidas no local, o amoníaco é usado nos circuitos dos frigoríficos onde é armazenada a carne. Durante a madrugada, houve uma fuga num dos tubos que transportam o amoníaco.
A mesma fonte indicou que "foi acionado o veículo do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa especializado neste tipo de ocorrência" e que a fuga "já está controlada".
Pelas 08:00, a fábrica ainda estava parada. Os trabalhadores que deviam ter entrado às 06:00 permaneciam no exterior da empresa.
Alguns dos trabalhadores que se encontravam na rua estavam a usar máscaras para evitar a inalação de amoníaco.
Por volta das 09:00, o perímetro de segurança, que inicialmente teve uma extensão de 200 metros, foi alargado. Em declarações à SIC Notícias, o comandante dos Bombeiros de Sacavém, Armando Batista diz que as pessoas só podem regressar a casa "quando estiverem as condições de segurança reunidas".
"Cheiro muito intenso"
Um dos trabalhadores de uma empresa junto à fábrica de carne descreveu o momento em que se aperceberam do derrame de amoníaco.
"Era um cheiro muito intenso, fazia-nos irritação na garganta provocou irritação na garganta."
Para que serve o amoníaco?
O amoníaco é um composto químico que se encontra geralmente na composição de produtos de limpeza. É também usado em fertilizantes agrícolas em circuitos frigoríficos industriais, servindo como refrigerante nos processos de arrefecimento de alimentos.
A ingestão ou inalação de amoníaco constitui risco para os humanos devido aos vapores extremamente irritantes e corrosivos. O contacto com a pele pode causar queimaduras graves e danos permanentes nos olhos, inclusive em quantidades pequenas.
Com Lusa