
Rui Tato Marinho, até agora diretor clínico do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, foi demitido esta quarta-feira, e a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, já aceitou a sua exoneração, avança a CNN Portugal.
A demissão do diretor clínico tinha sido pedida, na semana passada, pelo presidente do Conselho de Administração, Carlos Martins, depois de uma investigação da CNN Portugal/TVI ter revelado, no final de maio, que o médico dermatologista Miguel Alpalhão ganhou cerca de 400 mil euros em 10 sábados de cirurgias adicionais no Santa Maria, em 2024.
Em causa está o Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia (SIGIC), que permite fazer cirurgias fora do horário laboral, para reduzir as longas filas de espera nos hospitais.
O dermatologista recebeu 51 mil euros só num desses dias de trabalho. Noutro, retirou lesões benignas aos pais. O Ministério Público abriu um inquérito ao caso poucos dias depois da notícia.
Entretanto, a médica Ana Isabel Gouveia Lopes, atual diretora do serviço de pediatria do hospital, foi convidada pelo Ministério da Saúde para substituir Rui Tato Marinho.
Segundo a CNN Portugal, a ministra da Saúde também já aceitou a nomeação de Ana Isabel Gouveia Lopes para o cargo.