
O vice-Presidente dos Estados Unidos reuniu-se esta segunda-feira à porta fechada com o primeiro-ministro da Índia, no início de uma visita de quatro dias, em que o comércio bilateral a dominar o encontro.
Durante a reunião, JD Vance e Narendra Modi celebraram o progresso em direção a um Acordo Comercial Bilateral e anunciaram formalmente a finalização dos Termos de Referência para as negociações, de acordo com um comunicado oficial da Casa Branca.
O acordo tem por objetivo uma estrutura moderna e equilibrada que fortaleça as cadeias de abastecimento e gere benefícios económicos entre os dois países.
A visita serviu também para rever o progresso bilateral e foi descrita como uma reunião agradável e produtiva pelo vice-Presidente norte-americano.
Esta é a primeira visita de um vice-Presidente dos EUA à Índia em 12 anos, depois da visita de Joe Biden quando era vice de Barack Obama.
Vance - que se tinha encontrado com Modi em fevereiro passado, durante a Cimeira de Ação de Inteligência Artificial, em Paris - viaja esta noite para Jaipur, capital do estado ocidental do Rajastão.
Índia procura reforçar investimento dos EUA
A Índia está a procurar ativamente aumentar o investimento dos EUA em setores-chave, como a tecnologia, a indústria transformadora, o automóvel e a energia.
O Governo indiano também implementou políticas para facilitar o investimento direto estrangeiro e olha para os Estados Unidos como um parceiro estratégico fundamental no seu desenvolvimento económico.
O empresário Elon Musk - que colabora com o Governo dos EUA - já anunciou planos para visitar a Índia ainda este ano, após uma conversa telefónica com Modi, sugerindo uma possível entrada no mercado indiano para as empresas Tesla e Starlink.