
Ricardo Silva faz parte da segunda geração da Tintex, uma empresa de Vila Nova de Cerveira fundada pelo seu pai, Mário Jorge Silva, e não tem dúvidas de que, ainda antes de terminar a sua carreira, Portugal vai ser um país cheio de marcas próprias no setor têxtil, e explica porquê.
De passagem pela Liga dos Inovadores, garante que Portugal produz malhas de grande qualidade, que não amarrotam, não picam, não desbotam, não alargam, e não fazem borboto, só que são ainda caras. O desafio é baixar o preço de produção e democratizar o acesso. Outro desafio é, "até ao fim da carreira conseguir garantir que todos conseguimos identificar se uma peça é boa ou má ao comprar”, de modo a fazermos compras conscientes. Outro ainda, este aspiracional, é que Portugal, que também no têxtil é muito distintivo.
Pelo caminho na conversa, Ricardo Silva transporta-nos para uma tintaria e deixa conselhos práticos sobre como misturar a roupa na lavagem - e, ao contrário do que julgamos, há situações em que camisola preta e uma branca podem ir juntas à máquina.
Outras ideias que pode ouvir no podcast:
“Roupa que não pica, não amarrota, não desbota, não rasga já existe… só que não é para todos: o desafio é baixar o custo e massificar”
“Muitas irritações que sentimos na pele ao vestir roupa, sobretudo mais escura, de poliéster, ou é um mau tingimento ou é uma substancia que foi proibida na Europa mas, por algum motivo, chegou cá”
“Os corantes sintéticos de há 15 anos não têm nada a ver com os de agora. No norte durante muito tempo houve rios coloridos, hoje em dia são cristalinos”
“Da mesma forma que uma peça de roupa portuguesa é 99% de boa qualidade, no Japão é igual. É claramente o nosso par tecnológico”
“Portugal vai ter marcas de roupa próprias e ultrapassar os italianos, de caras: eles estão em decadência, nós em crescimento no têxtil”
O podcast que nos conta o que de inovador e diferenciador está a ser feito pelas empresas em Portugal. Na “Liga dos Inovadores”, Elisabete Miranda e Pedro Lima conversam com gestores, diretores e profissionais que nos contam histórias que conquistaram o mercado e vão contribuindo para a transformação económica do país e da sua imagem. Falam-nos das vitórias que os trouxeram até aqui, mas também das ansiedades, dos concorrentes que invejam, dos gestores que admiram, dos profissionais que têm e dos perfis que precisam de contratar. Todas as semanas, às quartas-feiras.