
O novo ano letivo no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), uma das escolas centenárias da Universidade de Lisboa, vai ter a ajuda de um ‘chatbot’ para esclarecer as dúvidas dos estudantes, dos candidatos ao Ensino Superior, mas também de docentes, investigadores ou outros membros da comunidade educativa.
Anunciado como “pioneiro” entre as universidades portuguesas, está preparado para responder a várias questões específicas, com “mini-agentes” divididos por assuntos ou temáticas. João Martins, da Noesis, empresa portuguesa que trabalhou com a instituição para lançar esta inovação, explica que cada uma destas “mini-pessoas” trabalha um determinado tema para garantir, “por exemplo, quando falamos de candidaturas, que sabe exatamente onde ir buscar a informação e tem o tempo de resposta que consideramos adequado ao tipo de pergunta que é feito”. Explica que, por exemplo no caso deste tema, a resposta a uma questão sobre “uma candidatura é muito mais assertiva e tem de ser muito mais directa a um tema de marketing ou um tema de onde é um adeterminado sala”, gestor sénior de Inteligência Artificial e Análise de Dados nesta firma nacional.
Winnie Picoto, vice-presidente do ISEG e responsável pelo lançamento da ferramenta, explica ao podcast “O Futuro do Futuro”, do Expresso, que decidiram dar este passo por considerarem “interessante inovar na forma de comunicar” com os públicos-alvos, nomeadamente estudantes e potenciais futuros alunos, os candidatos, e detalha, na entrevista, como decorreu a adaptação da comunidade escolar ao ‘chatbot’ e como foi o trabalho de desenvolvimento em conjunto com as equipas do Instituto.
A conversa completa com João Martins e Winnie Picoto pode ser ouvida no episódio desta terça-feira (29) de “O Futuro do Futuro”, disponível nos sites do Expresso, da SIC e da SIC Notícias e nas aplicações de podcasts.