
A Câmara Municipal de Lisboa (CML) realçou que o encerramento preventivo de estabelecimentos de restauração e bebidas junto ao Estádio de Alvalade, após parecer da PSP, procura "proteger e garantir a segurança de todos".
"Perante o parecer da PSP que alerta para riscos de segurança em determinadas zonas à volta do estádio do Sporting, não restava outra opção que não fosse proteger e garantir a segurança de todos os que pretendem festejar o último jogo da equipa do Sporting Clube de Portugal", referiu a autarquia de Lisboa, em comunicado.
Antes, a PSP tinha esclarecido que a decisão de determinar o encerramento preventivo de estabelecimentos de restauração e bebidas junto ao Estádio de Alvalade e à Praça Marquês de Pombal, em Lisboa, é para salvaguardar a segurança pública.
O esclarecimento da Polícia de Segurança Pública (PSP) surgiu depois de a Câmara de Lisboa ter anunciado que, por solicitação do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, perto de 20 estabelecimentos comerciais na zona envolvente ao estádio José Alvalade vão encerrar entre as 13:00 de sábado e as 07:00 de domingo.
Em causa está o jogo entre Sporting/Vitória de Guimarães, que pode consagrar o clube de Alvalade campeão nacional de futebol.
CML apela "à compreensão dos proprietários da restauração"
A autarquia liderada por Carlos Moedas apelou, no comunicado enviado esta noite, "à compreensão dos proprietários da restauração", lembrando os "vários incidentes na semana passada que a PSP transmitiu à CML".
"Com base na fundamentação da sua avaliação de risco, não tinha a CML outra escolha que não fosse concordar em proteger estes estabelecimentos e a segurança de todos", vincou.
A Câmara de Lisboa reforçou ainda o "apelo a que todos vivam a sua festa de forma ordeira".
"Foi assim nos últimos 2 anos. Acreditamos e tudo faremos para que tal também aconteça este ano", concluiu.
Perto de 60 estabelecimentos comerciais na zona do Marquês de Pombal também vão ter restrições, pelo que vão encerrar às 17:00 de sábado.