A BMW revelou o Vision Driving Experience, uma concept que antecipa, o futuro da marca germânica e do que será a linha Neue Klasse, em matéria de modelos de alto desempenho, não só em matéria de design, como também em tecnologia.

É certo que a BMW deixou claro que este protótipo não vai passar a produção, mas tudo aponta para que antecipe o próximo Série 3 elétrico, que pode vir a adotar a sigla i3. No entanto, para já, este concept serve apenas para dar conta do que pode vir a ser a próxima geração de modelos elétricos da BMW e a sua dinâmica de condução.

Neste sentido, o foco deste Vision Driving Experience é ser um modelo de alto desempenho que pode ser utilizado para impulsionar o desenvolvimento do “Heart of Joy”, o novo sistema de computador de caixa negra que vai combinar os sistemas de transmissão e dinâmica de condução dos futuros modelos 100% elétricos, Neue Klasse, e que será estreado na próxima geração do iX3, que deve ser revelado ainda este ano.

“O Heart of Joy permite levar o prazer de condução não apenas para o próximo nível, mas para outro além disso”, disse Frank Weber, membro do Conselho de Administração da BMW AG, responsável pelo Desenvolvimento. “Além disso, estamos a aumentar ainda mais a eficiência e, nesse sentido, aumentando a autonomia, pois no futuro o condutor vai utilizar a travagem quase exclusivamente usando a regeneração de energia. Isso é Efficient Dynamics ao quadrado.”

Este Vision Vehicle está dotado de quatro motores elétricos e segundo a BMW é capaz de gerar 18.000 Nm de binário, embora a marca não tenha revelado a potência total dos quatro motores.

Além disso, o veículo de teste BMW Vision Driving Experience revela ainda como o Heart of Joy funciona utilizando códigos de cores iluminados nas jantes: verde para a aceleração, cor laranja em travagem e azul quando em recuperação de energia

No centro deste laboratório sobre rodas está o conjunto de comandos “Heart of Joy”, uma unidade de comandos avançados que conjuga o sistema propulsor, os travões, o carregamento, a recuperação de energia e a direção. Os engenheiros da marca querem que tudo funcione da forma mais perfeita possível, e para isso o poder de computação é dez vezes mais rápido do que era antes. Isso significa mudanças em milissegundos nos parâmetros do veículo.

A BMW revelou que o Heart of Joy foi totalmente desenvolvido internamente, e que grande parte desta nova tecnologia permite colocar os sistemas de tração e de travagem sob o mesmo teto de controlo, o que permite aumentar a sustentabilidade graças à menor dependência dos travões convencionais, aproveitando uma grande percentagem de recuperação de energia e um aumento em cerca de 25% a eficiência.

Todos estes parâmetros, comunicam e são controlados através de um “supercérebro”, que permite desbloquear novos níveis de comportamento, anteriormente inalcançáveis pelos sistemas separados.

A BMW refere que no futuro o condutor e os passageiros vão experimentar uma sensação de condução harmoniosa e silenciosa – independentemente da situação e da velocidade a que estão a viajar. Em cenários de condução dinâmica, a nova combinação Heart of Joy / BMW Dynamic Performance Control promete oferecer equilíbrio e segurança nas curvas, já que o modelo gera uma tração impressionante e pode realizar as curvas com precisão excecional.

A baixas velocidades, o Cruise Control Ativo, o start-stop, travão de estacionamento, bem como Auto Hold, unem esforços para garantir uma experiência de condução ainda mais envolvente.

Desta forma, a BMW garante que Vision Driving Experience, permite uma dinâmica de primeira classe, precisão, eficiência e prazer de condução.