
A NASCAR Quebra o Silêncio sobre as Críticas de Kyle Busch Após o Incidente do Daytona 500
A NASCAR respondeu à controvérsia em torno das críticas públicas de Kyle Busch após a sua eliminação na Daytona 500 de 2025. O veterano piloto, que buscava redenção após uma temporada de 2024 dececionante, expressou as suas frustrações depois de uma má interpretação das novas regras implementadas do DVP (Política de Veículo Danificado) que levaram à sua desqualificação na corrida.
Busch, que esteve envolvido num acidente com Joey Logano a 20 voltas do fim, voltou aos boxes para reparações, mas não conseguiu cumprir o requisito de velocidade mínima sob o DVP, resultando no seu DNF que encerrou a corrida. Ele rapidamente se dirigiu ao centro de mídia e às redes sociais para desabafar a sua raiva, acusando a NASCAR de má gestão da situação.
O Diretor de Comunicações da NASCAR, Mike Forde, abordou a reação durante o podcast Hauler Talk, oferecendo uma explicação clara da regra e da confusão que levou ao desabafo de Busch.
“A regra é nova e é algo que leva tempo a entender completamente,” explicou Forde. “Foi uma regra que foi enfatizada várias vezes durante as atividades da Speed Week, e é claro que a mensagem não chegou a Kyle. Houve um tempo significativo dedicado à educação de todos, mas isso não parece ter chegado até ele.”
Forde explicou que o chefe de equipa de Busch, Randall Burnett, tinha admitido a Brad Moran da NASCAR que a equipa tinha interpretado mal a regra. “Após o incidente, Kyle saiu do centro de imprensa e criticou a NASCAR, sem compreender totalmente a regra. O chefe de equipa, Randall Burnett, dirigiu-se a Brad Moran e admitiu: ‘A minha culpa, errámos.’ Essa conversa realmente aconteceu.”
Denny Hamlin, um antigo colega de equipa de Kyle Busch na Joe Gibbs Racing, também se pronunciou sobre a controvérsia. No seu podcast Actions Detrimental, Hamlin discordou da opinião de Busch, afirmando que Busch deveria ter sabido melhor. “Tenho que discordar de Kyle aqui,” disse Hamlin. “Eu liguei a Elton Sawyer para me informar sobre a regra, e Kyle estava errado ao dizer que se têm três tentativas para fazer velocidade. Isso não é verdade.”
Enquanto Forde e Hamlin defenderam as ações da NASCAR, é claro que a frustração de Busch resulta das suas contínuas dificuldades em superspeedways, combinadas com a falta de clareza sobre as regras. À medida que Busch enfrenta as consequências da sua explosão, será interessante ver como ele reage às clarificações e se isso afeta o seu desempenho no futuro.