
A Audi revelou finalmente a terceira geração do A3, que chega com um design aprimorado e muita tecnologia. Lançado em 2012, o A3 é um dos modelos de referencia da marca de Ingolstadt, com mais de dois milhões de unidades vendidas, e que entra agora na sua terceira geração que apresenta um novo design exterior que constitui uma alteração significativa face ao seu antecessor mais arredondado.

A nova geração do SUV compacto adota a assinatura luminosa do novo A6 Avant, com uma frente marca por faróis de LED mais finos e, na traseira, uma barra luminosa a toda a largura e os farolins a ca extremidade. Outra novidade na secção traseira é o emblema do Q3 iluminado.
De perfil, destaque para as jantes de 17’’ e 20’’, consoante a versão, estando ainda disponíveis jantes com um design mais aerodinâmico de 18 e 19’’ e cinco designs de 19 e 20’’, fornecidas pela Audi Sport.
O interior segue a linha dos modelos mais recentes da Audi, e merece destaque um painel de instrumentos digital com 11,9’’, a que se junta um sistema de infoentretenimento com um ecrã de 12,8’’, com Android Automotive. Para além disso, existe ainda como opcional um segundo ecrã destinado ao passageiro do banco da frente.

A Audi anunciou ainda que a nova geração do Q3 estreia vidros acústicos nas janelas laterais dianteiras, proporcionando uma viagem mais silenciosa. Para além disso, outra das novidades é a passagem do seletor de marcha da consola central para trás do volante. A pequena alavanca está instalada no lado direito, libertando assim espaço entre os bancos dianteiros para dois grandes porta-copos, uma bandeja de carregamento de smartphone por indução refrigerada e duas portas USB.

Em matéria de espaço e arrumação, o novo Q3 oferece 488 litros de capacidade da bagageira, que podem chegar aos 1.386 litros com os bancos traseiros rebatidos. O SUV compacto da Audi conta ainda com uma capacidade de reboque até 2.100 kg.
Tendo por base a plataforma MQB, a mesma que é utilizada pelo A3, o novo Q3, apresenta-se com uma gama de motorizações vasta, com uma unidade Diesel 2.0 TDI, outra a gasolina 1.5 TFSI mild-hybrid, ambas com 150 cv, tração dianteira e caixa de velocidades S Tronic de sete relações.

A nova geração do Q3 não conta com uma variante 100% elétrica, mas aposta numa versão híbrida plug-in, com tração dianteira que combina um motor a gasolina de 1,5 litros com um motor elétrico, resultando numa potência combinada 268 cv e 400 Nm. A bateria com uma capacidade líquida de 19,7 kWh, permite anunciar uma autonomia elétrica de 120 km no ciclo WLTP, que pode ser carregada em CC até 50 kW recarregando de 10% a 80% em menos de 30 minutos. Ao contrário dos modelos a gasolina e diesel, a variante híbrida plug-in uma transmissão automática de seis velocidades.
A Audi já anunciou que o novo Q3 vai chegar ao mercado europeu em setembro, com preços a partir de € 44.600 na Alemanha para o modelo 1.5 a gasolina, enquanto o híbrido plug-in terá um preço que começa nos € 49.300.
