
Cerca de 12 horas depois da fuga, os reclusos de Alcoentre Hélder Malheiro e Augusto Dinis foram apanhados pela GNR. Mas, apesar do desfecho, a Associação Sindical das Chefias do Corpo dos Guardas Prisionais alerta que "estes fenómenos vão continuar a acontecer", sobretudo por causa das "falhas sistémicas" e da "falta de vontade político-administrativa", explica à SIC Notícias.
Prova disso são os últimos meses, que têm sido marcados por várias tentativas de fuga.
Cinco reclusos fugiram da prisão de Vale de Judeus
A 7 setembro do ano passado, cinco reclusos fugiram do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre. Fernando Ribeiro Ferreira, Rodolf José Lohrmann, Mark Cameron Roscaleer, Shergili Farjiani e Fábio Fernandes Santos Loureiro planearam a fuga ao pormenor, mas aquela não tinha sido a primeira vez.
Os dois portugueses e três estrangeiros já tinha tentado fugir da prisão de Monsanto e “por ironia do destino” foram colocados no mesmo estabelecimento prisional, lamentou, na altura, Frederico Morais, presidente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP).
Fábio 'Cigano' Loureiro, de 33 anos, foi recapturado em 7 de outubro em Tânger, Marrocos. Um mês mais tarde, Fernando Ribeiro Ferreira, de 61 anos e condenado a 24 anos de prisão, foi detido numa casa numa pequena localidade do concelho de Montalegre.
Já Shergili Farjiani, de 40 anos e a quem fora aplicada uma pena de sete anos, foi recapturado em Itália em 10 de dezembro de 2024.
E em fevereiro deste ano, o argentino Rodolfo Lohrmann o britânico Mark Roscaleer foram capturados em Alicante, Espanha. Os dois reclusos estavam juntos quando foram apanhados dentro de um carro onde estariam à espera de mais cúmplices.
Recluso foge do Estabelecimento Prisional de Sintra
No mês passado, um homem que cumpria uma pena de prisão de quatro anos por violência doméstica evadiu-se do Estabelecimento Prisional de Sintra, enquanto realizava trabalhos de pintura.
O recluso estava a pintar os muros do Edifício Rumos, junto à escola do Estabelecimento Prisional de Sintra, no distrito de Lisboa, quando "se furtou à vigilância dos guardas prisionais e se evadiu", disse a DGRSP, em comunicado.
Porém, o homem de 57 anos não ficou muito tempo fora das grades, porque em menos de 24 horas chegou às autoridades uma denúncia que os levaria até ao fugitivo. Foi detido de imediato, sem oferecer resistência.
Preso de Paços de Ferreira foge de clínica
Na semana passada, também um recluso, agora do Estabelecimento Prisional de Vale do Sousa, esteve em fuga por umas horas, após aproveitar uma ida a uma clínica para realizar exames.
Dois reclusos fugiram do Estabelecimento Prisional de Alcoentre
O episódio mais recente aconteceu esta segunda-feira. Os reclusos Hélder Malheiro e Augusto Dinis, de 37 e 44 anos, fugiram do Estabelecimento Prisional de Alcoentre, pelas 18:20.
Segundo o que foi possível apurar, os dois presos fugiram da Ala B, pela zona onde as torres de vigia estão desativadas devido à falta de guardas prisionais.
Terão descido o muro com recurso a uma corda feita com lençóis.
Os fugitivos foram apanhados, esta terça-feira, pelas 6h40 - cerca de 12 horas após a fuga - na localidade de Espinheira, a quatro quilómetros da prisão.
Até 2024, fugiram mais 160 presos
Em setembro de 2024, a Direção-Geral das Políticas de Justiça revelou que nos últimos 15 anos fugiram 160 reclusos ao sistema prisional português.