
Mommy e Abrazzo tornaram-se pais com quase 100 anos. As duas tartarugas das Galápagos, espécie que está em vias de extinção, viram nascer os seus quatro filhos no Zoológico da Filadélfia, nos EUA.
Mommy chegou ao zoológico em 1932. Embora a sua idade exata não seja conhecida, estima-se que tenha cerca de 100 anos, tornando-se a mãe de primeira viagem mais velha da sua espécie.
Também o macho Abrazzo tem cerca de 100 anos. Juntos geraram uma ninhada de quatro filhotes, após a fêmea ter posto 16 ovos em novembro do ano passado.
Este é um marco muito importante, uma vez que a espécie está em vias de extinção, restando menos de 50 exemplares nos jardins zoológicos dos EUA.
As tartarugas bebés estão, atualmente, nos bastidores do Zoológico da Filadélfia, na Casa dos Répteis e Anfíbios, onde estão a crescer saudáveis e a ser monitorizados por uma equipa especializada.
O Zoológico da Filadélfia quer fazer a estreia pública dos filhotes destas duas centenárias no dia 23 de abril, data que assinala o 93.º aniversário da chegada de Mommy ao zoológico.