Uma anaconda, de aproximadamente oito metros, foi atropelada esta quinta-feira em Mato Grosso, no Brasil. Estava grávida e, segundo oInstituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis(IBAMA), no momento do acidente acabou por expelir 40 crias na via pública, que também acabaram por não sobreviver.
O momento, segundo a Folha de São Paulo, foi registado em vídeo pelo agrónomo Adriano Próspero, que viajava para Cuiabá, capital de Mato Grosso. Posteriormente, as imagens foram divulgadas nas redes sociais pelo youtuber Ederson Negri Antonioli.
"Eu vi um animal, pensei que estava vivo e reduzi a velocidade. Quando cheguei, já estava morto. Parei o carro e fiz a filmagem. Com certeza aconteceu à noite, porque [o encontro] foi bem cedinho, então os filhotes já estavam mortos. Foi terrível, uma cena aterrorizante, uma perda inestimável mesmo", disse ao jornal brasileiro, cita o Público .
Em declarações à Folha de São Paulo, a doutorada em Zoologia e especialista em répteis e anfíbios, Daniella França, explicou que estes acidentes são comuns e que afetam, principalmente, répteis e anfíbios.