
Os cantores norte-americanos Mary J. Blige, os nigerianos Burna Boy e Tems, o francês Booba e o americano-nigeriano Davido estão em destaque na 5.º edição do festival Afro Nation, que arranca esta quarta-feira em Portimão.
Aquele que se intitula como "o maior festival de 'afrobeats' do mundo" apresenta à 5.ª edição um cartaz com mais de 30 artistas, que irão atuar em dois palcos instalados no areal da Praia da Rocha.
No primeiro dia, atuam no palco principal Davido, Tiakola Gabzy, Rionsia e Qing Madi. Para o segundo palco estão agendadas as atuações de Dbn Gogo, Mörda, Nkosazana Daughter e KMAT.
O segundo dia do Afro Nation fica marcado pela estreia em Portugal de Mary J. Blige, uma das cantoras mais relevantes do 'hip-hop soul' e do 'r&b'.
Além de Mary J. Blige, passam também pelo palco principal Tens, Franglish, Odeal, Amaarae, Naza e June Freedom.
O segundo palco recebe, no segundo dia, Uncle Waffles, Lee McKrazy com Scotts Maphuma, Felo Le Tee, Shakes & Les e The Therapist.
O Afro Nation encerra com Burna Boy - que regressa ao festival pela quarta vez, depois de ter marcado presença em 2019, 2022 e 2023 -, Booba, Dexta Deps, Joé Dwèt Filé e Innos'B, no palco principal.
O segundo palco recebe Scorpion Kings, Young Stunna, Vigro Deep, Oskido e Rosey Gold.
Chris Brown é ausência de última hora
O rapper Chris Brown, anteriormente anunciado como cabeça de cartaz do festival, não estará presente nesta edição.
"Apesar dos incansáveis esforços para lidar com circunstâncias fora do nosso controlo, lamentamos informar que Chris Brown já não irá atuar no Afro Nation Portugal 2025", escreveu a organização na rede social Instagram.
Na primeira edição, em 2019, o Afro Nation acolheu mais de 25 mil pessoas oriundas essencialmente do Reino Unido. No ano passado foram cerca de 40 mil.
Em 2020 e 2021, o festival não se realizou por causa das restrições impostas devido à pandemia da covid-19.
O festival só admite entrada a maiores de 18 anos, sendo "necessário apresentar identificação" para provar a idade, segundo informação disponível no 'site' do festival.
Os bilhetes para o Afro Nation custam 349 euros, passe de três dias, e 137 euros, bilhete diário.