
A Marinha, através doSubcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal) coordenou, entre Janeiro e Junho de 2025, 23 acções de busca e salvamento no mar da Madeira.
Segundo um comunicado emitido, no primeiro semestre do ano foram também resgatadas 16 pessoas em apuros na Região.
Já a nível nacional, na área de responsabilidade do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), foram registados 149 incidentes em que foram salvas 160 pessoas.
Na área de responsabilidade do MRCC de Ponta Delgada foram coordenadas 76 acções de busca e salvamento, tendo sido resgatadas 47 pessoas.
A Marinha lembra que “para o sucesso do sistema de busca e salvamento contribuem diferentes organizações e são empenhados meios de diversas entidades nomeadamente da Marinha, da Autoridade Marítima Nacional, da Força Aérea Portuguesa e outras entidades pertencentes à Estrutura Auxiliar do Sistema Nacional de Busca e Salvamento, em especial o Instituto Nacional de Emergência Médica – Centro de Orientação de Doente Urgentes no mar (INEM CODU-MAR), os Serviços Nacionais e Regionais de Proteção Civil e Bombeiros, as Administrações Marítimas e Portuárias, o Sistema de Controlo de Tráfego Costeiro, entre outros organismos”.