Emanuel Santos, presidente da junta de freguesia de Água d’Alto, em Vila Franca do Campo, nos Açores, não tem dúvidas: “A Cascata do Segredo é única. Quem experimenta aquelas águas, sai de lá rejuvenescido. É um lugar muito especial”. Cercada de vegetação, esta cascata de águas límpidas e frescas é a solução para os dias quentes de verão.

Aceda de automóvel até ao Lugar da Praia (Trinta Reis) e faça um pequeno trilho até vislumbrar a cascata. A alternativa é percorrer o PR 39 SMI - Quatro Fábricas da Luz, uma rota linear de 2,1 km. Inicia-se no Parque Escutista dos Lagos e atravessa locais que foram importantes na industrialização desta ilha ao nível da produção e distribuição de energia elétrica mediante fontes renováveis.

Cascata do Segredo
Cascata do Segredo Municipio de Vila Franca do Campo

Observe o reservatório que serve a Central Mini-Hídrica da Ribeira da Praia, as ruínas das antigas fábricas da Cidade e da Vila. Descendo à ribeira da Praia, vê a Cascata do Segredo à esquerda e o Poço dos Trinta Reis no lado direito.

Outras estruturas do sistema hidroelétrico eram a Fábrica Nova (ainda ativa) e a Fábrica da Praia, atual Museu Hidroelétrico da Ribeira da Praia, visitável de segunda a sexta. Se estiver fechado, contacte a responsável pelo espaço na moradia ao lado do museu, ou marque uma visita (tel. 296202000).

Compre aqui a coleção “Portugal Autêntico” composta por três volumes (Norte; Centro; e Sul e Ilhas). Em cada um destes três volumes pode encontrar 100 propostas para partir à descoberta do país genuíno, num total de 300 locais e experiências,

Cascata do Segredo
Cascata do Segredo Municipio de Vila Franca do Campo

Regressar a Portugal

Descobre-se no calor das gentes que habitam aldeias serenas, no engenho dos ofícios preservados e nos segredos sussurrados em palácio e castelos com história. Encanta nas paisagens intocadas, nos rituais e na arte de bem receber. Surpreende com sabores atrevidos e mesas fartas que acolhem como um abraço. Com memória e futuro, mãos habilidosas laboram os fios pelos quais se tece Portugal, um país que apetece (re)descobrir.

Nestes três livros, cada um dedicado a uma região portuguesa – Norte, Centro e Sul, e Ilhas – convidamo-lo a explorar 300 locais e experiências, percorrendo aldeias típicas que preservam a simplicidade da vida rural, enquanto desvenda lendas e segredos que pintam o imaginário coletivo; a embarcar numa viagem no tempo em castelos e palácios, capazes de testemunhar a grandeza do passado, e aventurar-se em envolventes viagens e caminhadas com a natureza como cenário.

Com vagar, parta à descoberta de paisagens onde a biodiversidade se traduz em beleza natural, deslumbre-se com cascatas e praias ainda secretas para mergulhos intimistas, e explore roteiros com arte dentro, inspirando-se em locais, épocas e emoções pelos olhos de artistas portugueses. Ponha as mãos na massa recordando ofícios de outros tempos, descubra produtos típicos que fazem parte da herança coletiva e perca-se em lojas tradicionais, onde o passado e o presente se cruzam.

Encontre o equilíbrio perfeito em refúgios de bem-estar dominados pela serenidade, renda-se à cozinha tradicional, em genuínas mesas de conforto que preservam o legado culinário de gerações, e atreva-se a provar petiscos apenas para corajosos.

As propostas de descoberta estão organizadas por temas: "Aldeias e lugares onde reina o sossego"; "Trilhos para explorar a paisagem"; "Cascatas e praias para banhos secretos"; "Castelos e palácios de encantar"; "De aprendiz a mestre em ofícios tradicionais"; "Passeios com arte incluída"; "Lojas com história para comprar como os avós"; "Restaurantes populares com mesa farta"; "Pratos e petiscos para corajosos"; e "Refúgios para mergulhar na natureza".

O terceiro livro Portugal Autêntico – Sul e Ilhas chega à bancas esta sexta-feira, 4 de abril, com o Expresso. A coleção Portugal Autêntico tem o apoio das lojas Amanhecer e do BPI.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram