Figurantes dançam em elevadores, há malabarismos com fogo, barcos onde se senta a ‘realeza’ sobre a água, petiscos volantes com vinhos e cocktails à altura, pinturas murais, canto e música com fartura. Houve direito a quase tudo na vibrante inauguração do DoubleTree by Hilton Lagoa Azores, em São Miguel, a primeira unidade do grupo Hilton nos Açores.

A festa decorreu no Místico Rooftop Bar & Pool, que à noite ‘aponta’ às estrelas e de dia ao oceano e à paisagem verdejante da ilha. Contempla-se deitado nas espreguiçadeiras e day-beds, ao sabor de um sumo natural, cocktail artesanal e durante os banhos na piscina. Os eventos que já se começaram a realizar no rooftop para atrair a comunidade local, como sunsets com música ao vivo ou DJ sets, “foram muito apreciados”. “As pessoas gostam do Místico porque as vistas são deslumbrantes. Especialmente no verão, adoram vir beber uma bebida com vista bonita, e repetem, o que nos dá indicação do grande potencial deste lugar”, comenta a general manager, Ekaterina Ermakova.

DoubleTree by Hilton Lagoa Azores
DoubleTree by Hilton Lagoa Azores PASCAL REYNAUD

Para Ekaterina Ermakova, a abertura do DoubleTree by Hilton Lagoa Azores representa a entrada do Hilton num “destino único, muito bonito e que foi ganhando popularidade depois da pandemia”. Marca também a “união entre a hospitalidade e a beleza intocada da ilha de São Miguel”. Ao receber a habitual “cookie” DoubleTree de boas-vindas e ao caminhar pelo lobby, decorado com peixes, plantas e imagens de natureza, evidenciam-se o basalto, elementos ondulantes no teto a lembrar o mar e linhas irregulares nas paredes desenhando declives montanhosos.

O “espírito do lugar” convocado pelo design de interiores chega aos corredores e aos 101 alojamentos (desde €105), que incluem duas suítes. Em tons de castanho, dourado, cinzento e algum vermelho, os quartos replicam a “natureza vulcânica” micaelense. Todos oferecem varanda e iluminação discreta, que induz ao descanso e caracteriza também o Inala Wellness Space. Essa área “encaixa-se no conceito deste tipo de destino”, sublinha Ekaterina Ermakova. Com piscina interior, jacuzzi, banho turco, sauna e duas salas de tratamentos, ajuda a “revitalizar a mente, o corpo e o espírito”. Complemente com o ginásio e as aulas de yoga.

DoubleTree by Hilton Lagoa Azores
DoubleTree by Hilton Lagoa Azores PASCAL REYNAUD

Mistério e abundância de sabores

Natural de Lisboa, o chef executivo do restaurante Frondoso, João Fevereiro, apaixonou-se pela “mística” de São Miguel e o seu potencial para crescer gastronomicamente. Quando tinha 22 anos, foi de férias aos Açores e por lá ficou. “A ilha é um mistério para mim. Estou a andar e apanho plantas que desconhecia, mas que são comestíveis e fazem parte de uma tradição muito antiga. Apanhar cogumelos nas Sete Cidades também é brutal. Temos estas coisas todas para descobrir… Fascinou-me o ambiente não citadino e abundante, frondoso, como o nome do restaurante. A natureza da ilha é abundante, densa e virgem”, descreve.

Apoiada por uma garrafeira com centenas de referências de todo o país, a cozinha aposta em produto local e sazonal, trabalhado com atenção. Das carnes às lapas e peixes do Atlântico, como o atum, o espadarte, o boca negra, o cântaro, o rocaz ou o peixe porco. E aos hortícolas, flores e aromáticas da Bio Kairós, um projeto de inclusão social que cultiva alimentos em modo biológico. O chef tenta incluir sabores de outras ilhas, como a alheira de Santa Maria, a amêijoa de São Jorge e a alga patinha no seu tempo, ou o molho da alcatra da Terceira no “Polvo dos Açores”. Dá, ainda, um cunho regional a influências de outras culturas, como se vê na “Cavala em meia cura” com ponzu de ananás de São Miguel.

DoubleTree by Hilton Lagoa Azores
DoubleTree by Hilton Lagoa Azores PASCAL REYNAUD

O restaurante Frondoso, que dispõe de mesa do chef, serve jantares à carta e vai passar a incluir o menu de degustação “Nove Ilhas Nove Momentos”. Na última sexta-feira do mês, organiza o evento “Wine in the Wild”, aberto a todos (residentes têm desconto) e que harmoniza cinco vinhos com cinco pratos. Ao almoço, no Místico Rooftop Bar, servem-se refeições ligeiras, como um curioso ceviche com sorbet de chili e ananás, o corte do dia e peixe fresco. Já no bar do Frondoso provam-se snacks, vinhos e cocktails. Finalize com um Chá Frondoso, um blend da Gorreana pensado para o hotel, e atente às informações sobre as fábricas de Chá Gorreana, de Licores Eduardo Ferreira & Filhos e de Tabaco Estrela, que pode visitar. O DoubleTree by Hilton Lagoa Azores (Avenida da Inovação, Y Gama Parque da Tecnologia de São Miguel, Lagoa, São Miguel. Tel. 296922000) está a dez minutos de carro da cidade de Ponta Delgada e perto de pontos de interesse como a Lagoa do Fogo ou a Caldeira Velha.

DoubleTree by Hilton Lagoa Azores
DoubleTree by Hilton Lagoa Azores Pascal Reynaud

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram