A cidade de Santarém é o palco escolhido para a primeira Gala do Guia Repsol em Portugal, que se realiza no próximo dia 7 de abril, no Convento de São Francisco. Quase duas décadas depois, o guia espanhol de restaurantes regressa a Portugal, com uma edição digital autónoma da espanhola. O objetivo é reconhecer e premiar os melhores restaurantes e, ao mesmo tempo, promover o sector gastronómico, cultural e turístico a nível nacional e internacional, informam os promotores.
O novo guia vai integrar mais de 250 restaurantes nacionais, entre “Recomendados” e premiados, a anunciar na gala. Tal como em Espanha, a distinção é feita através da atribuição de um, dois ou três “Sóis”, aos restaurantes que “cumprirem uma série de requisitos definidos em parceria com o prestigiado Culinary Basque Center”. O Guia Repsol explica ainda que a avaliação está a ser realizada por uma equipa com mais de 20 inspetores locais especializados: “Os inspetores são profissionais de diferentes áreas de trabalho, entre advogados, desenhadores, jornalistas, professores, engenheiros, músicos, economistas, psicólogos e médicos, entre outros, não diretamente ligados ao sector da hotelaria e restauração, mas com um vasto conhecimento da gastronomia e um prazer em comum: descobrir os lugares onde existe uma cozinha digna de ser partilhada com todos”, detalha a organização.
Na gala de Santarém vão também ser apresentados os primeiros “Sóis Sustentáveis” em Portugal, premiando os restaurantes com forte compromisso ambiental e valorização de produtos locais.
Não foram anunciados os valores envolvidos na realização da Gala do Guia Repsol, nem a contribuição das entidades públicas envolvidas, nomeadamente Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e Câmara Municipal de Santarém. O presidente da autarquia acrescentou apenas que, no âmbito deste evento, a cidade vai promover quatro ou cinco dias de iniciativas gastronómicas e envolver a comunidade. “Trata-se de uma oportunidade ímpar para impulsionar a projeção turística de Santarém, destacando a excelência da nossa gastronomia, o talento dos nossos profissionais e o esforço que temos desenvolvido para promover, tanto a nível nacional como internacional, os nossos produtos locais, vinhos e toda a cadeia de valor que sustenta esta identidade gastronómica única”, referiu João Leite. Refira-se que a Repsol já é parceira nas iniciativas Festival de Gastronomia de Santarém e Feira Nacional de Agricultura.
A escolha de Santarém como cidade anfitriã foi anunciada esta terça-feira, dia 11 de fevereiro, num evento que decorreu no Manjar Marvila, em Lisboa, e contou com presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, do Presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Leite, e do Adiministrador-delegado da Repsol Portuguesa, Armando Oliveira. A iniciativa conta também com o apoio dos Vinhos do Tejo. Os sabores do Ribatejo foram servidos por Rodrigo Castelo, embaixador da gastronomia de Santarém, responsável pelo restaurante Ó Balcão e premiado no Guia Boa Cama Boa Mesa 2024 como “Chef do Ano”. O restaurante conquistou no último ano um Garfo de Ouro e uma estrela Michelin, a par de uma estrela Verde, associada à sustentabilidade.
“Queremos levar o Guia mais além. A chegada a Portugal começa no Ribatejo, um território de enorme riqueza gastronómica. Somos uma referência no mundo gastronómico e queremos continuar a contribuir para a valorização do sector, promovendo a inovação e o crescimento da restauração em Portugal”, afirmou na apresentação María Ritter, diretora do Guia Repsol. Para a organização do evento, Santarém “posiciona-se como um dos destinos gastronómicos nacionais e internacionais de Portugal para 2025. E, desta vez, o Sol brilhará, iluminando a capital do Ribatejo”.