A história da Quinta São José do Barrilário começou oficialmente em 1747, e reza a lenda que ganhou o nome depois de um colaborador ter caído pelos socalcos com um barril, soltando a voz aliviada no final, ao escapar uma tragédia: “enquanto eu caía, só chamava pelo meu São José”. Assim terá nascido a Quinta São José do Barrilário.
Longos dias votada ao abandono, após ter sido habitada pela Ordem dos Jesuítas, fundada em 1534 por Santo Inácio de Loyola, que trouxeram métodos agrícolas inovadores e transformaram a produção de vinho na região, renasce agora como hotel de cinco estrelas. Propriedade do Grupo Terras & Terroir, junta-se ao portefólio no Douro que inclui o The Wine House Hotel da Quinta da Pacheca, o Folgosa Douro Hotel e as Vila Marim Country Houses, assumindo respeito pela história da quinta e um compromisso com o luxo e o bem-estar.
Anuncia-se, o Douro Wine Hotel & SPA da Quinta São José do Barrilário, como uma janela de cinco estrelas aberta para o rio e para os incomparáveis socalcos durienses. Conta com 31 unidades de alojamento (a partir de €243), das quais 27 são quartos, divididos entre “Vineyard Superior”, “River Deluxe”, “Suite Junior” e “Vineyard Suite”, e oferece ainda um Restaurante Panorâmico, com vista sobre o rio e as vinhas, a cargo do chef Luís Guedes, um Bar da Piscina, para refeições ligeiras e cocktails, e um Terroir Vineyard Spa, com duas salas de tratamento, sauna, banho turco, duches sensoriais e um circuito de águas, ideal para momentos de relaxamento profundo.
Alem da impressionante infinity pool exterior e da loja de vinhos de marca própria, o Douro Wine Hotel & SPA da Quinta São José do Barrilário apresenta vários detalhes exclusivos, onde se destacam as camas, recriadas com as formas de barris, e os candeeiros do restaurante, que representam as aduelas dos mesmos barris, reforçando a ligação do hotel com a rica tradição vinícola da região.
Desde o início do projeto, o grupo Terras & Terroir, detido pelos empresários Maria do Céu Gonçalves, Álvaro Lopes e Paulo Pereira pretenderam honrar a história da Quinta São José do Barrilário, que remonta oficialmente a 1747, comprometendo-se a recuperar a casa senhorial, convertida em espaço dedicado a eventos, e também da capela dedicada a São José. Toda a revitalização dos espaços existentes e a edificação do hotel têm a assinatura do arquiteto Henrique Gouveia Pinto, que utilizou uma seleção de materiais que refletem a autenticidade, a tradição e a profunda ligação com a região do Douro, revela o comunicado que dá conta da abertura da unidade.
A escassos quilómetros do famoso troço da estrada N222 entre a Régua e o Pinhão, no meio das colinas e vinhas do Vale do Douro, a Quinta São José do Barrilário Douro Wine Hotel & SPA (Rua de São Joaninho, Vacalar, Armamar, Tel. 254103328) proporciona ainda experiências distintas, como visitas à quinta, piqueniques, provas de vinhos com a marca São José do Barrilário, cooking classes, workshops de cocktails, caminhadas pelas vinhas, passeios de bicicleta elétrica, stand up paddle, canoagem e passeios de barco.