Com cerca de 25 mil hectares, o Parque Natural Regional do Vale do Tua integra os municípios de Alijó e Murça (na margem direita do rio Tua), Vila Flor e Carrazeda de Ansiães (na margem esquerda do rio Tua) e Mirandela. A paisagem é marcada por serras, planaltos e vales, como os que encaixam os rios Douro e Tua, e por aqui habitam 943 espécies identificadas. O Miradouro do Ujo, a poucos quilómetros de Alijó, é o primeiro ponto de paragem do Passeio Verde desta semana e local de excelência para contemplar a sublime paisagem do Vale do Tua, serpenteada pelo rio. Outra opção para admirar o Vale do Tua é o Miradouro das Fragas Más, onde passa um percurso circular com aproximadamente 10 km.

Miradouro de Casal de Loivos - CM Alijó
Miradouro de Casal de Loivos - CM Alijó Expresso

Admirar a paisagem do Ujo a Casal de Loivos
A região é pródiga em miradouros, quase incontáveis. Junto ao centro de Favaios, o de Santa Bárbara oferece uma incrível panorâmica que se torna mais inspiradora à medida que o sol se põe. Já no miradouro do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, deslumbra a amplitude da paisagem. Com vista privilegiada sobre a vila do Pinhão e o rio Douro, respira-se paisagem vinhateira no miradouro de Casal de Loivos. Outras opções são os miradouros da Senhora da Cunha, o de Santa Bárbara, o do Senhor Jesus da Capelinha, o de São Domingos e o de Santa Bárbara.

Pinhão
Pinhão CM Alijó

Mais de 200 km para caminhar
Revelam a tranquilidade das aldeias, santuários seculares e vistas panorâmicas sobre uma das mais belas paisagens nacionais para descobrir em Alijó, no coração do Douro. Aqui contam-se mais de 200 km de caminhos divididos por 20 percursos pedestres. Com graus de dificuldade variados, estes mais de 200 km de caminhos podem ser feitos em várias etapas, passando por diferentes pontos de interesse. A Douro Walks (Tel. 964270425) organiza programas privados e personalizáveis que proporcionam uma visão autêntica das paisagens, tradições, gastronomia e vinhos do Vale do Douro. Anualmente, o Municipio de Alijó promove o Festival de Percursos Pedestres. É possível explorar em detalhe todos os 20 trilhos no site da Câmara Municipal de Alijó e com a ajuda da aplicação móvel Feel Alijó.

Expresso

Com vista para uma das mais belas paisagens do mundo
A Pequena Rota “Trilho do Pinhão - Casal de Loivos” é um percurso pedestre circular, com o seu início e fim no Pinhão, e com uma curta derivação para o Miradouro de Casal de Loivos, onde se liga a outra Pequena Rota e é possível apreciar aquela que foi considerada, por um jornal inglês, como a terceira mais bela paisagem do mundo. Inserido na região do Cima Corgo, bem no coração da Região Demarcada do Douro e do Alto Douro Vinhateiro, uma paisagem vinhateira classificada pela UNESCO como paisagem cultural evolutiva viva, o percurso inicia-se junto à Estação Ferroviária do Pinhão.

Trilho das Fragas Más - CM Alijó
Trilho das Fragas Más - CM Alijó Expresso

Caminhar sobre Fragas Más
Com 10 km de extensão, o Trilho das Fragas Más começa e acaba no jardim das Laranjeiras, na aldeia de São Mamede de Ribatua. Segue em direção a Safres, passando por diversos troços da calçada romana. Admira-se a paisagem sobre o rio Tua e sobre a Microrreserva de Amieiro em Safres, o vale e as plantações das famosas laranjeiras da localidade. Do miradouro contempla-se a imponência das Fragas Más. Atravessa ainda a ribeira de S. Mamede, acompanhando a sua margem direita, voltando novamente a atravessá-la sobre a Ponte Romana.

Expresso

Descobrir artes e ofícios
Outro dos trilhos que pode ser percorrido durante todo o ano, circular e ao longo de 13,4 km, é o de Santa Eugénia – Carlão. Com início no Ecomuseu de Santa Eugénia, onde se podem vivenciar as artes e ofícios, os ambientes, e modos de vida locais de um passado rural não muito distante. Em todo o percurso, que cruza as localidades de Santa Eugénia e de Carlão, é constante o contacto com o mundo rural, passando caminhos públicos, tradicionais e antigos, incluindo um troço de uma via romana que derivava do eixo viário que ligava Chaves a Covelinhas. Desfruta-se do Miradouro de Santa Bárbara com vista abrangente sobre o Parque Natural do Vale do Tua. Segue-se a aldeia de Carlao, onde se pode apreciar um antigo povoado da idade do ferro, romanizado e algumas pinturas rupestres.

Magnífico Douro
Magnífico Douro Expresso

Navegar pelo Douro
O território é atravessado por quatro rios - Douro, Tua, Tinhela e Pinhão – que apresentam condições extraordinárias para o Turismo Náutico e constituem a Estação Náutica de Alijó. Desportos Náuticos e passeios de barco no Douro, a partir do cais do Pinhão, são as escolhas mais disputadas. Na marginal ribeirinha do Pinhão é possível embarcar no Rabelo 100% elétrico da Magnífico Douro (Tel. 913129857) para percorrer o Vale do Douro. A empresa organiza ainda passeios de caiaque, stand up paddle, bicicleta elétrica e outras experiências à medida.

Aventuras todo o terreno
Conhecedores dos melhores e mais secretos recantos e miradouros da região, os guias da Grapeland (Tel. 934609409) acompanham uma aventura pelos mais inusitados trilhos, seja de jipe, bicicleta elétrica ou mesmo a pé. Sugere-se um dia à aventura entre vinhas, paisagens deslumbrantes e até um piquenique numa localização secreta. O roteiro é feito à medida.

Explorar o Douro à boleia de um passaporte
Sob o adágio “nove meses de inverno e três de inferno”, o melhor é marcar na agenda e regressar à região nos meses de verão, em que o termómetro sobe bastante nesta região. Para ir a banhos nas águas do rio Pinhão, que desagua no Douro, sugere-se a praia fluvial do Passadouro, também conhecida como Vale de Mendiz. Aproveita-se as sombras das árvores que abraçam o local, onde estão dispostas mesas para piquenique.

O Passaporte Douro, uma iniciativa da CIMDouro , promove os 19 concelhos que a constituem, entre os quais o Município de Alijó. O convite é para “obter o Passaporte Douro nas lojas interativas de turismo dos 19 municípios e iniciar uma viagem à descoberta de 76 pontos de interesse numa área geográfica de mais de quatro mil quilómetros quadrados”. No território de Alijó, o Passaporte destaca os já referenciados Miradouro do Ujo, entre São Mamede de Ribatua e Safres, o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Sanfins do Douro, a Estação Ferroviária do Pinhão e a Aldeia de Perafita, em Vila Verde.

Este Passeio Verde foi realizado em parceria com Kia – Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa
Este Passeio Verde foi realizado em parceria com Kia – Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa Expresso

Passeio Verde é uma iniciativa Boa Cama Boa Mesa, com o apoio da Kia Portugal, que semanalmente, ao longo do ano de 2024, vai dar a conhecer espaços naturais, experiências e atividades na natureza. Neste Passeio Verde, a equipa Boa Cama Boa Mesa, viajou a bordo do Kia EV6 Tech 100% elétrico.

"Este projeto é apoiado por patrocinadores, sendo todo o conteúdo criado, editado e produzido pelo Expresso (ver código de conduta), sem interferência externa.”

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram